sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cataratas do Iguaçu e Hidrelétrica Itaipu: Água, Água e mais Água! Mistura de belezas da natureza e da engenharia


Por Eduarda Rosa

Viajar... segundo Mário Quintana é "Mudar a roupa da alma", e é exatamente isto que acho. Sempre que tenho uma oportunidade seja por um concurso, passeio, estudo, trabalho ou visita a parentes,não perco! Pois é muito bom conhecer novos lugares, pessoas, objetos, culturas, sotaques, línguas, paisagens, artesanatos, animais, flores, natureza, concreto, arquitetura e tudo que uma viagem pode me proporcionar!

Não é descansar, porque, muitas vezes, para conhecer os lugares tem que se cansar mais, mas o que descansa é a mente, o olhar, o tato, o paladar e a audição das coisas corriqueiras do dia-a-dia turbulento. Pois você está tão interessado em desbravar o desconhecido que nem se lembra dos problemas que deixou em casa.


Cataratas do Iguaçu

Nesta viagem a Foz do Iguaçu, no Paraná, no dia 16 de novembro, tive a oportunidade de conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu, oportunidade impar, já que ela é uma das sete maravilhas da natureza e patrimônio natural da humanidade.

O ingresso  pode ser comprado previamente pelo endereço https://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/vendas/vendaonline.aspx.

 Lá pude presenciar a visita de muitos estrangeiros, de países de língua inglesa, espanhola, japoneses e outras línguas que não consegui decodificar.

Ao chegar lá, mesmo já comprando os ingressos é preciso fazer um check in, depois entrar numa fila parecida com embarque nos aeroportos, após passar por uma catraca é só esperar o ônibus, que em cima é sem janelas, para você aproveitar melhor a paisagem, ou se quiser pode ir embaixo mesmo.

Você pode optar por fazer passeios adicionais, pagos extra o convite, para fazer trilhas no    meio da floresta de 10km ou 3km, daí tem passeio de barco pelas águas do Rio Iguaçu.

                                      

Com o convite simples é possível fazer uma trilha de 1,5 km e ir apreciando as paisagens  das cataratas por meio de mirantes, até chegar às famosas quedas. Mas até chegar lá são várias subidas e descidas, oportunidades de conhecer vários animais como lagartos e  quatis.


Aliás, uma observação sobre os quatis, em todo o parque há orientações para não alimentar os animais, porque eles se acostumam com a comida dos humanos e não querem mais comer as suas. Durante a visita foi presenciado um quati subindo em cima de uma mesa da praça de alimentação para pegar uma lata de coca-cola. Outro alerta é que eles não são bichinhos de pelúcia, são animais da floresta e podem te ferir se se sentir ameaçado.

Após um tempo de caminhada é chegada a hora de conhecer a famosa Garganta do Diabo. Normalmente lá faz muito calor, mas dá para aproveitar as gotículas de água que te molham para refrescar, apesar de ter muita gente que prefira comprar capa de chuva, na minha opinião desnecessária, pois é uma delícia se molhar naquelas gotículas, um sereno de leve.



Algumas curiosidades: 
·          O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas.
·         A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m.
·         A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um numero superior a 100 nos períodos de média vazão.
·         A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a 8.500 m3/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.

Quando se próxima ao local onde fica a Garganta do Diabo é um local para perder a fala, só de se imaginar a quantidade da vazão  de água e a firmeza da estrutura a que você está. É uma experiência de muita beleza, para se sentir a força da natureza.

Garganta do Diabo

Por fim, se está cansado para voltar pela trilha é só subir no elevador panorâmico. Aliás, o ônibus tem como última parada o elevador, para pessoas que não possam ou não queiram fazer a trilha.

Vista do elevador panorâmico
Itaipu

Outra opção de passeio em Foz do Iguaçu é na Usina Hidrelétrica Itaipu, que é a maior usina de geradora de energia limpa e renovável do planeta.

O convite para os passeios podem ser adquiridos nesta página https://www.turismoitaipu.com.br/pt. O feito foi o passeio panorâmico, mas além deste há vários outros.
Ônibus de turismo da Itaipu


Depois de confirmar sua chegada no local, você é encaminhado para um auditório, bonito, bem climatizado, onde assistirá um breve vídeo explicando sobre a magnitude e importância da Hidrelétrica. Assistido o filme, o destino é pegar o ônibus e adentrar ao território Binacional de Itaipu.

Quando o ônibus entra na área da Usina o guia, que traduz a mensagem em Português, Inglês e espanhol, informa que o local não é nem Brasil nem Paraguai, mas sim o território binacional de Itaipu.
A primeira parada é no Mirante do Vertedouro, no dia da visita não havia água saindo, mas segundo o guia, isso não tem nada a ver com produção de energia, a função do Vertedouro é eliminar o excesso de água, quando o nível de água no lago está muito alto. Visão apenas para sortudos, pois isso acontece poucos dias no ano.




 Outra parada é no Mirante Central onde é possível ter uma visão geral da  barragem e do vertedouro. Se olhar de pressa a estrutura nem parece ser tão grande, mas se prestar atenção nos detalhes irá perceber que é uma estrutura gigantesca!

Curiosidades:
  • O nome Itaipu foi tirada de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi guarani, o termo significa "pedra na qual a água faz barulho".
  • A barragem é a maior unidade operacional hidrelétrica em termos de geração de energia anual, gerando 98,6 TWh em 2013.
  •  Itaipu tem uma potência de geração de 14 000 megawatts.
  • Está localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. 
  • Em Itaipu tem tanta água que cada habitante do planeta poderia pegar 4,5 litros para si.
  • São 20 turbinas – 10 para o Brasil e 10 para o Paraguai.



E para quem acabou de sair das Cataratas do Iguaçu e viu aqueles milhares de litros de água saltando de todas as partes, fica impressionado com a informação do guia que diz que – por aqueles grandiosos ‘tubos’ brancos passam até 700 mil litros de água por segundo, ou metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles.


A estrutura é gigantesca, os postes de energia que temos na rua de nossa casa viram meras maquetes, se comparadas a dimensão da estrutura de Itaipu.
Olhar tudo lá de cima dos vertedouros dá a dimensão da magnitude da engenharia.

Ah, não poderia deixar de falar das queridíssimas capivaras. Elas estão por toda a parte tomando seu banho e nós atrapalhando, querendo passar por onde elas decidiram parar para descansar. Kkkk


Outra coisa muito legal é o jardim dos trabalhadores, cada trabalhador de Itaípu depois de vários anos trabalhando lá tem direito a plantar uma árvore e seu nome fica registrado na plaquinha, para a posteridade.


Alguns ainda preferem fazer o passeio de bike.


Um comentário:

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...