segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Acadêmico da UEMS produz cerveja artesanal de cacau e até manjericão

Por: Eduarda Rosa

Acadêmico confeccionou equipamento para a produção de bebidas fermentadas
A cerveja é uma bebida comum no cotidiano de muitas pessoas, contudo o mercado cervejeiro, pensando em maior qualidade do produto, tem expandido a produção de cervejas artesanais. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), um acadêmico aprendeu a teoria, colocou em prática e ainda confeccionou um equipamento para produção de bebidas fermentadas para a Universidade.
O aluno do último ano de Química Industrial da UEMS, Guilherme Fiorese, começou a se interessar pela produção de cerveja artesanal depois de aprender sobre o processo na Universidade e assistir a uma palestra e ainda participar de um curso em que foi ensinado sobre a fabricação do produto.
A cerveja artesanal leva de 28 a 30 dias para ficar pronta e pode ser feita com vários componentes, ?já fiz de manjericão, cacau ? chocolate, cravo, canela e mel, mas pode ser feita de qualquer sabor, em Campo Grande tem uma indústria que faz de guavira e mandioca, e já vi também de café?, contou.
Segundo o acadêmico, os produtores de cerveja artesanal fazem em escala de 20 litros,  mas como ele não tinha condições de comprar o equipamento adaptou uma espagueteira e consegue fazer 5 litros de cada vez. ?Comprei as panelas, cortei e adaptei. A vantagem desta é o tempo, porque eu faço 5 litros de cerveja em 3 horas e meia, enquanto o pessoal faz 20 litros em oito horas?.
Ele também disse que antes só fazia a cerveja artesanal em casa, mas com o estágio no laboratório de Química da UEMS pôde elaborar um equipamento para a Universidade. ?O objetivo é deixar este equipamento para os acadêmicos terem aula prática e para futuras pesquisas. No estágio eu elaborei o projeto da cervejaria de bancada, o Memorial Descritivo, fiz o orçamento dos valores, arrecadei o dinheiro e montei o equipamento?.
O processo de produção da cerveja artesanal começa com o cozimento da cevada(ou o elemento que vai ser usado), depois deixa fermentando por sete dias, passado isso, muda o líquido de recipiente e leva a geladeira por mais sete dias para  decantar toda a sujeira da bebida. Depois deste processo a bebida é engarrafada, coloca-se gás carbônico, e ela passa por mais um processo de fermentação, que dura cerca de 10 dias, só aí está pronta para o consumo.
Enquanto a cerveja produzida em indústrias leva no máximo cinco dias para ficar pronta, a artesanal é feita em quase 30 dias, por isto o lema dos produtores é ?Beba menos, beba melhor?, ?porque as cervejas artesanais são bebidas em menor quantidade, pois elas satisfazem mais. Além de que, o pessoal trabalha só com boas matérias primas, então garante uma bebida melhor e  os preços também são mais elevados, mas a qualidade é bem superior?.

Publicado originalmente em: http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/academico-da-uems-produz-cerveja-artesanal-de-chocolate-e-ate-manjericao 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...