terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pesquisas da UEMS beneficiam o agronegócio em MS

Por: Eduarda Rosa
Professor da UEMS concedeu entrevista ao jornal
Muitas pesquisas que beneficiam o agronegócio de Mato Grosso do Sul são realizadas pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), onde os alunos de agronomia, zootecnia e engenharia florestal desenvolvem projetos com os produtos para aumentar a produtividade, aliando sustentabilidade e ganhos econômicos.


Este foi o foco da entrevista concedida pelo doutor em solos e nutrição de plantas, engenheiro agrônomo e professor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ao jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, no caderno de Agronegócios desta segunda-feira, 25. Na matéria o professor explicou o trabalho feito pelos acadêmicos e os projetos que são desenvolvidos durante o curso.
O pesquisador disse que a Universidade trabalha com diversas áreas de pesquisa, desde a  agricultura familiar até cadeias produtivas do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Também destacou o programa Rio de leite, que foi  vencedor do prêmio de Gestão Pública de 2013.
O Rio de Leite nasceu de uma pesquisa feita nas regiões de Aquidauana e Anastácio, pois lá a produção leiteira estava bem abaixo da média nacional. Os alunos pesquisaram e hoje, com o programa, a produção aumentou juntamente com a qualidade. “O programa tem parceria com o Leite Forte do governo estadual que prevê a produção de embriões de bovinos da raça Girolando com genética leiteira superior e totalmente adaptados às condições climáticas do Estado. Também a capacitação de produtores, por meio de dias de campo, palestras e cursos, para que as tecnologias produtivas, em especial da nutrição, alimentação do rebanho leiteiro e técnicas reprodutivas, possam ser visualizadas e replicadas pelos produtores de leite”, afirmou.
Este programa, desenvolvido pela UEMS, já trouxe vários resultados positivos nos municípios atendidos:  Anastácio, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Ivinhema, Nioaque, Nova Andradina, Sidrolândia e Terenos.  
Para visualizar a entrevista na íntegra acesse: https://oestadoms.websiteseguro.com/flip/agro/24-11-2014/04.pdf


Publicado em: http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/pesquisas-da-uems-beneficiam-o-agronegocio-em-ms

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...