terça-feira, 4 de novembro de 2014

Projeto da UEMS visa produzir embriões de bovinos leiteiros com genética superior

Por: Eduarda Rosa
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com o Programa Leite Forte, tem como projeto a produção de embriões de bovinos da raça Girolando com genética leiteira superior e totalmente adaptados às condições climáticas do Estado. A proposta também prevê a capacitação de produtores ? por meio de dias de campo, palestras e cursos ? para que as tecnologias produtivas, em especial da nutrição, alimentação do rebanho leiteiro e técnicas reprodutivas, possam ser visualizadas e replicadas pelos produtores de leite.


As referidas ações ocorrerão no Centro de Referência em Produção de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS Leite), implantado na UEMS/Unidade Universitária de Aquidauana, caso o projeto seja aprovado. As novilhas e, especialmente, os touros serão disponibilizados por meio de comodato às propriedades rurais participantes do projeto que estejam aptas a receber esses animais, ou seja, com as condições nutricionais  e sanitárias do rebanho adequadas.
?Buscamos com isso promover, por meio da pesquisa-ação, uma melhora genética do rebanho leiteiro, principalmente nas propriedades que ainda utilizam o touro nobre, mas que não possuem condições financeiras para implantar a inseminação artificial ou para comprar um touro leiteiro de alta qualidade?, afirma o professor da UEMS responsável pelo projeto, Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira.
Nesse sentido, o projeto busca promover o desenvolvimento da bacia leiteira da região central de Mato Grosso do Sul e, simultaneamente, contribuir de maneira ativa para o treinamento dos acadêmicos de Zootecnia da UEMS, ?já que estes estarão diretamente envolvidos com as atividades do projeto realizadas no Centro de Referência em Produção de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS Leite). Dessa forma, acreditamos que esses alunos poderão futuramente se tornar profissionais especializados em pecuária leiteira?, explica o professor.
Os municípios atendidos pelo projeto desenvolvido pela UEMS serão Anastácio, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Ivinhema, Nioaque, Nova Andradina, Sidrolândia e Terenos. A indicação das propriedades será efetuada pelos técnicos que atuam no Leite Forte e a disponibilização dos primeiros animais deverá ocorrer em 18 meses.

Publicado em: http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/projeto-da-uems-visa-produzir-embrioes-de-bovinos-leiteiros-com-genetica-superior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...