sábado, 20 de junho de 2015

Era para ser 11 dias, e se passaram 40 anos

by Eduarda Rosa

O zig zag no deserto foi um funil estratégico de Deus para separar “crente” de “não crente”. Dentre todos os que saíram do Egito estavam muitos escravos e gerações e mais gerações que não conheciam a história de José, que certa vez, fizera a diferença naquela terra – representando o Deus Altíssimo.

Deus abriu o mar e durante o deserto: falou,  fez comida se materializar, colocou uma nuvem para fazer sombra durante o dia e uma tocha de fogo para aquecê-los durante a noite. Mas mesmo assim, o povo só murmurava, queria deuses de estátuas para ver e adorar.

No tempo no deserto Deus quis mostrar intimidade, mostrou seus projetos das construções da tenda para Moisés, fez leis, normas, organizou o povo, deixou bem claro que é um Deus que gosta de festas, alegria, mas também que gosta de gratidão – queria sempre que o povo se lembrasse do tempo amargo da escravidão no Egito e da doçura de estar sob o cuidado do Deus vivo.

Era para ser apenas 11 dias de uma caminhada reta, tranquila e calma, entretanto foram 40 anos, pois Deus precisava de tempo para moldar este povo que estava modelado pelos costumes, culturas e religiosidades egípcias. Foram necessários 40 anos e uma geração inteira morta para deixar bem claro que Deus abomina a murmuração e ama o coração grato.

Foram precisos 40 anos de caminhada no deserto, crianças nascendo e velhos morrendo, para mostrar que Deus é muito paciente para ensinar seus filhos e nós somos muito apressados para nos equivocar, reclamar, reclamar e reclamar.

De “tempestades” de reclamações eram ensurdecidos os ouvidos do pobre Moisés. De indiretas melancólicas e chantagistas  era esgotada a sua paciência, afinal para eles era melhor uma carninha diferente lá no Egito e de sobremesa umas chicotadazinhas, do que a benção de estar sob a proteção e o cuidado do Deus Pai.

Deus cedeu a muitas reclamações, mandou maná, um pão de mel bom de mais da conta, mandou codornas para os esfomeados que eram doidos por um bom churrasco.

O propósito de Deus era ensinar! Ensinar que não devemos seguir a boiada, se todos não param de reclamar temos opção de seguir com eles reclamando ou ser diferente e agradecer. Ser diferente é difícil, por isto só dois pisaram na terra prometida, Josué e Calebe.

Neste período Deus também mostrou muito de como Ele É. Mostrou que gosta de presentes, mas o melhor de todos os presente é que entreguemos nossas vidas a Ele todos os dias.  Apresentou-SE como um pai que ensina seus filhinhos e se preocupa com os mínimos detalhes seja na parte de alimentação, limpeza e, principalmente, do nosso modo de viver.

Revelou uma das coisas mais belas: que quer ter intimidade conosco! Em Êxodo 27.8 diz: “Esse altar, feito de madeira, será oco, de acordo com o modelo que Eu lhe mostrei no monte”. Cara!!! Já pensou você fazendo plano com Deus e Ele mostrando os projetos detalhados DELE? Moisés foi um cara fantástico, ele teve a oportunidade de conversar com Deus, ver os planos de Deus (as maquetes, croquis, desenhos) e por fim quando Deus terminou de falar tudo o que tinha para falar com ele, entregou  as placas de pedra onde o próprio Deus havia escrito os mandamentos.

Moisés foi um privilegiado, pois teve longas conversas com Deus para planejar tudo certinho de como deveria ser o “Santo dos Santos”. Isto para mostrar a nós que Deus também quer  passar longas horas conversando conosco todos os dias.  Hoje a “Tenda da Minha Presença” é dentro de cada um de nós,  Deus quer ter encontros diários conosco, Ele gosta de se encontrar com a gente.

Naquele época, sem o sacrifício de Jesus Cristo, também era preciso queimar ofertas, mas  hoje não precisamos queimar nada! Mas aí ficam as perguntas no ar: qual o cheiro das nossas atitudes? Como elas chegam a Deus? Cheiro agradável! É assim que deve ou deveria ser.

Nestes 40 anos,  a murmuração se mostrou como um dos pecados que impediu o povo de Israel de entrar em Canaã e que hoje nos impede de entrar na terra prometida – dos  nossos sonhos e projetos.

E mais um detalhe, se você pensa que nada pode mudar seu destino, está bem enganado! Pois a teimosia pode sim mudar nosso futuro, pois era para ser: Deus de Abraão, Isaque e Esaú; mas por conta de uma barriga roncando de fome, se tornou Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Era para serem 11 dias, mas foram 40 anos, porque apesar de tudo o que Deus mostrou ao vivo para eles, o povo não queria nada com nada- em relação a servir a Deus -, mas ao mesmo tempo queria tudo do bom e do melhor de Deus.

Por fim  Deus cumpriu seu propósito de entregar a terra prometida ao seu povo. Contudo uma geração inteira de reclamões não chegou a pisar lá, isto mesmo, eles acabaram morrendo. Eles tanto atrapalharam os planos de Deus que acabaram não pisando e desfrutando da famosa terra prometida. Mas Deus não desiste de Seus planos e sonhos.

Pare de ser um reclamão! E lembre que reclamação inclui: maledicência, crítica, julgamento e fofoca. Que possamos ter um coração agradecido - com fé, obediência e amor - para podermos desfrutar das grandes e maravilhosas bênçãos do Senhor para as nossas vidas!

24 comentários:

  1. Respostas
    1. EM QUE MOMENTO NESTE MAPA O POVO DE ISRAEL PASSOU PELO MAR VERMELHO !!!

      Excluir
  2. Achei muito interessante a linguagem que usou para abordar uma mensagem extremamente importante e atual. Foi de fácil compreensão e traz reflexões amplas.

    ResponderExcluir
  3. Burros!
    Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor
    (Levítico 1:3)

    "Sacrificai gado, pequeno e grande; depois uma criança." (livro da Lei. Pg 24, v12)

    Leia o livro LEVITICO do antigo testamento, é muito parecido com o Livro da Lei de Arister Crwoley. Alias, Levitico tbm era um livro de leis do povo de Moises hehe.

    Na verdade é muito fácil entender veja:

    Estes dois livros, tanto LEVÍTICO quanto O LIVRO DA LEI, foram escritos por espíritos menos evoluídos, um espirito qualquer, primitivo, tão tal que pelas próprias escrituras estes espíritos ainda tentam ter algum tipo de autoridade tribal kkkkkk. Moises era Kabalista, evocava espiritos.

    Espíritos evoluídos não pedem oferendas nenhuma, pois Deus não necessita disso, fazer oferenda é o mesmo que da o dizimo a igreja. Ja espiritos menos evoluidos pedem oferendas pois estão presos as necessidades ainda.

    Besta mesmo, são aqueles que seguem estas leis kkkkk. Mas existem até igrejas que seguem hehe, ja ouviu falar de Adventista do Sétimo Dia? kkkkkkkkkk pois é, tão seguindo a lei de um Demonio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é da cabala? Acho essas coisas de espírito bem interessantes, e n tô falando das baboseiras de Alan Kardec kkk. Gostaria de saber um pouco mais do assunto, tem recomendações?

      Excluir
    2. Meu Deus cara, quanta desinformação. Você foi infinitamente desprovido de acervo intra cromossomial específico ao tentar ferir com um principio bíblico. Garanto que nem conhece a bíblia, se "conhece" deve ser tão superficial que da até pena. Adventista segue isso? Aaa pelo amor né. Tão fácil jogar informações desprendidas e tendenciosas no vendo e ver se ai atingir alguém. Adventistas seguem as Leis que existiam antes do mundo existir, que são as Leis morais, e só pra tua informação, o santuário também já existia no céu ates da fundação do mundo. Leis cerimonias do sacrifício de cordeiros, pombos, novilho foi uma simples alusão, referencia, imagem, tipo do verdadeiro sacrifício. Você estudou muito sobre a vida de Moisés né, pelo jeito até conversou com os dois tipos de espíritos para saber as preferencias deles, a não, na verdade deve ter lido em um simples livro e quer comparar ao grau do livro da Bíblia, acho que não é necessário que eu fale toda autoridade histórica, cientifica, arquelógica, educacional, social, etc que a Bíblia tem né? Na verdade se eu falasse você ainda continuaria criando aversões. Pois bem, os ritos cerimonias se encerraram com a morte de Cristo, e o santuário terrestre não tem mais validade. E os Adventista para sua infeliz desinformação, guardam os 10 mandamentos, que é a base moral que influencia culturas e leis até de não crentes. Tem muito mais, mas sei que pra incrédulos funcionais (e não por sinceridade) trilões de evidencias, palavras não basta, garanto que vai usar só a minha critica para se defender. É isso ai.

      Excluir
    3. Acho que vc fumou maconha estragada, só pode ser isso para escrever tanta baboseira. Pare de fumar um pouco seu louco kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Acho que esta fora da sua tribo. Leia Deuteronômio 18, e Números 19, e se continuar com esse papo de espíritos menos evoluídos, aí pode esquecer, não vai entrar na "Terra Prometida",na qual Jesus disse que iria preparar. Tem tempo ainda.

      Excluir
  4. Muito massa, ótima escrita estilo devocional!

    ResponderExcluir
  5. Seu texto seria mto legal se n fostes tão influenciado pela crença. Não percebe como este Deus ao qual vc tanto diz ser maravilhoso, na verdade é um tanto narcisista? Ele fazia sofrer o povo só pq n adoravam a ele? E bem, por mais coisas q ele fizesse p impedir, a distancia entre o Egito (o qual n existe comprovação de hebreus no território) e Canaã, atual Palestina, é mto curta p levar 40 anos. Eu daria, no máximo, já estourando, 3 meses, por conta dos acampamentos feitos ao longo do caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, esse Deus narcisista que você pecaminosamente fala, é o mesmo que no novo testamento dá o seu próprio filho por amor a nós, inclusive por você, que por ser amor, te deu o livre arbítrio. A história relata um povo escolhido, e existiam muitos. Então, ela é para todos, mas, hoje, o povo escolhido é, ou será cada um que queira. Se não quiser, paciência. Agora, Ele É Deus, quer você queira ou não.

      Excluir
  6. Gostei muito do comentario, nao sou cetico, mas por gentileza vç pode citar a passagem na biblia ou referencia dos 11 dias comentados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Números 14: 34 tem o castigo, se vc ler o contexto vai ver o por que do castigo imposto por Deus!
      Mas calculando a distância da partida em torno de 200km, uma pessoa ou um grupo pequeno percorreria em 11 dias no máximo 13, mas como era um grupo grande de pessoas de 600 mil sem contar as crianças conforme está escrito em Êxodo 12: 37 com certeza demoraria mais!

      Excluir
  7. Compreendo a fé. E a respeito.
    Mesmo assim, por gentileza, reflitam comigo:

    A terra tem ~=41.000Km de circunferência.
    Considerando que caminhem 10Km por dia (2h por dia, em passos bem suaves); logo haveriam caminhado:

    Em 1 ano: 365 dias * 10Km = 3.650Km

    Com isso, em poco mais de 11 anos, teriam dado A VOLTA na terra (caminhando reto/geodésia).

    Em 40 ANOS, teriam dado um poco mais de 3 VOLTAS na terra :S

    **Nos dias de hoje daria Milhas pra kct! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, pra vc compreender a palavra de Deus precisa ler e pedir ao espirito santo a compreencão, eles não andavam todo dia. Moises ficou 40 dias no monte com Deus e o povo parado no pé da montanha. Tinham que montar e desmontar as tentar e o tabernaculo e aprontar pessoas e animais. Se fosse pelo caminho curto iriam temer os filisteus. Então Deus mostrou seu poder pra eles e alem de ensinar a obedece-lo

      Excluir
  8. Mana Duda, que bom que compartilhou isso com seus irmãos. Deus te dê a paciência necessária pra ler esses comentários kkk

    Obrigado =)

    ResponderExcluir
  9. É fácil, para os entendidos, tornarem-se cada vez mais céticos, só por Deus.
    Para os crentes, tornarem-se cada vez mais fortes, precisamos desses comentários.

    ResponderExcluir
  10. O caminho mais curto seria “O Caminho da Terra dos Filisteus” Por onde o exército de Thutmosis III (1504 a 1450 a. C.) passou e cobriu esta distância em dez dias. Para o povo de Israel trinta ou quarenta dias seria razoável, onze dias seria impossível para um povo com animais, idosos e crianças.

    ResponderExcluir
  11. S2 Que lindooooo!!! Ameiii!!! Glórias a Deus pela sua vida, Querida!!! Muito esclarecedor e maravilhoso!!!! Muito obrigada por compartilhar tão importantes ensinamentos!!! :)

    ResponderExcluir
  12. Que o nosso Tão Maravilhoso Deus derrame graciosas e grandes bênçãos sobre a sua vida e sobre os seus!!!! :D

    ResponderExcluir
  13. Desculpe ao idealizador do blog, mas era pra ser 40 dias e não 11 dias, o castigo do Senhor para aquele povo q murmurava foi q dps de expiar a terra prometida por 40 dias, a cada dia seria representaria um ano, portanto os murmuradores passaram 40 anos vagueando o deserto, n foi 11 dias e sim 40 dias, está em Números 14:34, o ensino tem q ser o correto, conforme a palavra do Senhor. Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  14. Deus falou comigo através dessa palavra maravilhosa!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, muito obrigada por esse ensinamento
    Que Deus continue abençoando grandemente sua vida e de toda a sua família

    ResponderExcluir

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...