segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CNPq aprova projeto da UEMS sobre ensino de farmacologia aplicada à enfermagem

Por: Eduarda Rosa
O Projeto de Pesquisa “Ensino de Farmacologia Aplicada à Enfermagem: Análise das estratégias didático-pedagógicas” da UEMS foi aprovado para receber apoio financeiro pela Chamada Universal doMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) - 14/2014. 
Esse projeto está vinculado à linha de pesquisa Formação em Saúde do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde (GEPES) e ao Mestrado de Ensino em Saúde (PPGES), na Unidade de Dourados. 

O coordenador do projeto, professor Rogério Dias Renovato, docente do Mestrado de Ensino em Saúde e do curso de Enfermagem, relata que a proposta é analisar as estratégias didático-pedagógicas realizadas no ensino da Farmacologia em Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
 “Serão objeto de investigação, metodologias inovadoras no ensino em saúde, sendo algumas já implementadas no curso de Enfermagem da UEMS e outras em fase de implantação, como, o uso de portfólio, mapa conceitual, o emprego do cinema como estratégia educativa e método de apoio ao raciocínio clínico”, ressaltou o professor. 
A equipe de pesquisadores é constituída por nove docentes pesquisadores, sendo 7 da UEMS e vinculados ao Mestrado de Ensino em Saúde e uma docente do Mestrado em Biociências e Saúde, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná. Também compõem a equipe, uma mestranda do PPGES e quatro acadêmicas do curso de Enfermagem, da UEMS, todas bolsistas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)/CNPq, PIBIC/Ações Afirmativas (AAF) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)/CNPq. 
Essa pesquisa terá a duração de 36 meses e pretende contribuir para o ensino de farmacologia aplicado à Enfermagem, contextualizado, inovador, potencialmente significativo, que estimule o raciocínio clínico, crítico e reflexivo, procurando contribuir para a formação de enfermeiros e enfermeiras habilitados e competentes em relação aos medicamentos, e com forte impacto na promoção da segurança do paciente. 

Publicado em: http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/cnpq-aprova-projeto-de-ensino-de-farmacologia-aplicada-a-enfermagem-da-uems

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...