segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Foguete de egressa da UEMS é destaque em evento nacional

Por: Eduarda Rosa


O foguete construído pela egressa do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Marilaine dos Santos Souza, hoje professora na Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos em Dourados, juntamente com quatro alunas e um colega professor, ganhou o segundo lugar na VIII Mostra Brasileira de Foguetes (VIII MOBFOG), que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada no Rio de Janeiro, de 30 de outubro a 02 de novembro.


Formada no ano passado, ela se dedicou a ensinar aos alunos sobre astronomia e instruiu as  estudantes Bruna Magalhães, Bruna Ortega, Francisca Jilianny,  Gabriela Faccin, com a cooperação do professor Kleberson Salina, no projeto de construção de um foguete. Que foi lançado no Parque Antenor Martins em Dourados e atingiu 107 metros, requisito que os credenciou a participar do evento da OBA no Rio de Janeiro.
"É difícil encontrar uma escola que ensine astronomia, mas como eu já tinha os conhecimentos adquiridos durante a graduação na UEMS, foi mais fácil aplicar com a turma. No foguete colocamos uma trava de segurança e inovamos na instalação de um gatilho para o lançamento", contou Marilaine.  
Neste evento participaram 63 equipes, foram distribuídos 38 troféus e cincos bolsas de iniciação científica júnior. A egressa também foi convidada pela comissão do evento, a organizar em Dourados o Encontro Regional de Ensino de Astronomia no ano que vem, informou o jornal Diário MS.
Marilaine se dedicou durante o período na Universidade a ajudar a criar métodos para ensinar astronomia às crianças. Participou do 1º Congresso e Simpósio Nacional de Ensino da Astronomia, no Rio de Janeiro, além de viajar pelo Mato Grosso do Sul com o projeto do Planetário Itinerante da UEMS.
De acordo com o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Edmilson de Souza,  desde 2004 com a criação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, como forma de incentivar os estudantes a gostarem mais da área, a UEMS também começou a desenvolver projetos. "Investimos por meio do projeto do Planetário, trabalhando  com exposições para alcançar crianças da educação fundamental, a motivá-las para que num futuro próximo venham a fazer a mesma coisa no MS, e se  dediquem a carreira de ciência e engenharia, que são áreas carentes de profissionais", ressaltou o pró-reitor.

Publicado em: http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/foguete-de-egressa-da-uems-e-destaque-em-evento-nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...