quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia 10 de Abril é comemorado o dia do Engenheiro Civil


Eduarda Rosa
Quando andamos pelas ruas, passamos por uma ponte ou subimos em um prédio de dez andares, por exemplo, não pensamos como ele foi feito, mas isso só acontece com quem não nasce para ser Engenheiro Civil, como ressalta o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unigran, Luis Henrique Moreira de Carvalho, “desde criança eu já perguntava: Como aquilo foi feito? Como fica de pé? Como aguenta todo esse peso?” contou.

Hoje, dia 10 de abril, é comemorado o dia do Engenheiro Civil, por isso o Dourados News  foi saber mais sobre a profissão e seu espaço no mercado de trabalho.
Segundo Carvalho, o engenheiro faz tudo na construção civil, “ele permeia por todos os setores, desde a fundação de uma casa, por exemplo, até a parte hidráulica e elétrica, faz executa também grandes projetos, como pontes, edifícios, casas, conjuntos habitacionais, estradas, barragens, canais e portos”.
Segurança
O engenheiro civil também é responsável por garantir a segurança e estabilidade das edificações, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. “O engenheiro é um solucionador de problemas, desde uma rampa da calçada a um prédio de 10 andares, como vai ficar de pé, como vai aguentar o peso, por isso no curso universitário desde disciplinas básicas da área, permeiam pelos conhecimentos de humanas, técnicas de distinção de estruturas e administração”, explica o coordenador, Henrique Moreira.
 
Luis Henrique é engenheiro civil há 25 anos. Foto: Arquivo
Crescimento da profissão
Devido ao aquecimento do mercado imobiliário, provocado por programas governamentais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, a engenharia civil está sendo uma profissão procurada e concorrida em todas as universidades brasileiras, pois como afirma Carvalho, “o emprego para o profissional está garantido pelo menos nas duas próximas décadas, as indústrias estão requisitando muitos estagiários, ou seja, os alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, mesmo sem ter terminado o curso”.
Luis Henrique ressalta ainda que a profissão passou por um período de baixa, mas hoje cresceu muito, pois se mede o nível de crescimento do país pelo crescimento da construção civil. “E Dourados está crescendo a cima da média nacional, chega a ser ‘espantoso’, e ainda há muitos projetos a serem executados!”, disse o engenheiro.
Experiência
Luis Henrique Moreira de Carvalho é formado em engenharia civil há 25 anos e hoje, ao completar 51 anos de idade, relata: “me sinto realizado em minha profissão e agora estou ensinando outros que tem o sonho ser engenheiro também!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...