quinta-feira, 26 de abril de 2012

De livros infantis a cordéis: a leitura e sua fascinação



Ruth Hellmann com seu livro “Fitas no Formigueiro” - Foto: Eduarda Rosa
Eduarda Rosa
“A leitura, desde a infância, ajuda no desenvolvimento não só intelectual, mas total na formação da criança”, essa é a relevância que a escritora de livros infantis, Ruth Hellmann, em relação à importância do conhecimento na vida das pessoas.
Ruth é natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, reside em Dourados desde 1981. Ela é autora de 12 livros infantis, dois livros de poesias e 12 cordéis. É membro fundadora da Academia Douradense de Letras e cuida da biblioteca da mesma há dois anos.

Mesmo formada em ciências, gostava de escrever poesias e com a gravidez veio a vontade de escrever para crianças assim publicou seu primeiro livro. Porém o livro “Fitas no Formigueiro”, publicado em 2007, que ela mais gosta, “eu gosto muito dele, pois as crianças gostam dele também, porque fiz uma coisa diferente, contei a história das três formiguinhas que deixam o formigueiro para se aventurarem no mundo, com todas as palavras iniciadas com a letra ‘f”,afirmou.
Ruth com seus cordéis - Foto: Eduarda Rosa
Atualmente o livro também é utilizado na alfabetização de jovens e adultos e as crianças se divertem ao pintá-lo.
Leia o trecho um trecho do livro:
“As formigas Fani, Fabi e Feli fingiram fugir do formigueiro fantástico,
mas foram faxinas na fazenda forquilha
A flora era farta, fecunda na fase de festa
As formigas fiotas com feições feminis e faro fino...”
A autora conta de sua nova paixão, são os cordéis, “desde 2010 venho estudando e produzindo cordéis, o mais importante para mim é o que conta ‘A História da ADL - Academia Douradense de Letras’, pois ele foi financiado pelo Fundo Nacional da Cultura e pelo Ministério da Cultura, mas não pretendo deixar de lado a literatura infantil”, diz Ruth.
Confira as duas primeiras estrofes, das 120 que compõem o cordel, para ler um pouco mais visite a Biblioteca da ADL, das 07h às 11h e das 13h às 17h, no Parque dos Ipês.
1 - Busco em Deus a inspiração
Para vos contar com glória
Da Academia Douradense
De letras, a sua história:
Como foi seu nascimento,
Sua idealização e a vitória.
2 - Falar bem da Academia
No formato de cordel
É interessante e difícil.
Colocando no papel
Para sempre ser lembrada
ADL – num bom painel.
Ruth conta que no curto período que foi Presidente da ADL apresentou a bandeira da Academia que foi idealizada há anos, mas não conseguiam realizá-la.
Ruth Hellmann com a bandeira da Academia Douradense de Letras - Foto: Eduarda Rosa
Ela é contadora de histórias para criança e ministra oficinas de produção de cordéis, em escolas e na biblioteca da ADL. Ruth finaliza dizendo que “O ser humano é mais realizado quando sabe ler, penso que as pessoas que não leem acabam sendo um pouco tristes, pois estão escondidas de um mundo, e a partir do momento que ela apreende a ler, o mundo do conhecimento é desvendado!”, finalizou.
Sobre a autora:
120 - Eu sou Ruth Hellmann Claudino,
Nasci gaúcha, mas também,
Em dourados fiz meu lar,
E certo dia para o além.
Vou ficar na paz eterna,
Onde farei poesia. Amém.
Retirado da última estrofe do cordel “A História da ADL - Academia Douradense de Letras”.
Obras publicadas: “Poemas Espontâneos” – 1990; “Amar Você” – 1992; “Alguns Amigos” – 1992; “Mela e Melô” e “As Abelhas” – 1995; “Ande no Alfabeto” – 1996; “Jati chorou” – 1997 e “Jati Cried” – 1998; “Amigas Amoras” e “Elefantes Elegantes” – 1999; “Ande em Números” – 2000; “Fitas no Formigueiro” – 2007; “Pequenos Poemas” – 2008; “A Sacada e a Cevada” – 2009; Cordel – “Vida e Obra de Mary Jones” – 2010; “Versos e Versículos” – 2011; “A História da ADL - Academia Douradense de Letras” – 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...