segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Na Assembleia Legislativa, UEMS comemora 20 anos


Por: Eduarda Rosa


Ex-governador Pedro Pedrossian foi homenageado na cerimônia
Nesta sexta-feira, 8, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou uma cerimônia especial em comemoração aos 20 anos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em que foram homenageadas personalidades da criação da instituição.

A solenidade foi um acontecimento histórico que contou com a presença do ex-governador Pedro Pedrossian, que criou a UEMS sob seu mandato, no ano de 1993. Com grande emoção, ele disse que a UEMS alcançou êxito total, “a Universidade Estadual com sede em Dourados, foi a terceira universidade que construí, é a ‘caçula’. Ela tinha como objetivo formar professores para atender a educação básica, as crianças, ou seja, a base da pirâmide social. Vendo hoje, ela superou as expectativas e cumpriu seu papel social”, relatou Pedrossian.
Fábio Edir dos Santos Costa, reitor da UEMS, agradeceu aos presentes e confirmou que a Universidade está consolidada enquanto instituição pública de ensino superior e trabalha com qualidade para continuar se destacando no cenário da graduação e pesquisa no Estado.
“?A UEMS nasceu com o propósito de formar professores para a educação básica e hoje vemos os resultados, principalmente, nas cidades do interior onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  (Ideb) aumentou e isto é reflexo direto dos profissionais que a instituição formou”, ressaltou Fábio Edir.
O reitor informou que a UEMS visa superar os novos desafios buscando atender uma quantidade ainda maior de jovens sul-mato-grossenses.
Walter Carneiro, autor da lei que criou a UEMS, revelou que há 20 anos muitas pessoas não acreditavam que uma universidade no interior do Estado daria certo. “Escolhemos Dourados por ser a maior cidade do interior do Estado e porque merecia ter uma universidade, mas muita gente não acreditava, achava que era utopia criar uma Universidade Estadual em Dourados. Contudo, penso que valeu a pena a nossa luta, pois hoje ela está consolidada em todo o Estado e a tendência é crescer cada vez mais”, enfatizou.
Para a gerente da unidade universitária da UEMS em Campo Grande, professora Kátia Figueira, os 20 anos da Universidade confirmam o êxito com que instituição tem conduzido seu atendimento à sociedade. "A solenidade é uma contribuição simbólica de uma trajetória de sucesso que demonstra o grande serviço público que a UEMS presta à população sul-mato-grossense", declara.
A construção da nova Unidade na capital atesta a importância da instituição, "a nova estrutura na capital atende a necessidade de um espaço próprio que vai proporcionar o aumento de cidadãos atendidos e, consequentemente, um ganho social", garante a gerente.
A UEMS serve para atender aos jovens. O acadêmico Breno Doro, do curso de Gestão Ambiental na unidade de Mundo Novo, confirma a importância que a UEMS tem desempenhado em sua vida, tanto como profissional, quanto como cidadão.  "A Universidade foi o meu acesso ao nível superior. Além da formação profissional, a UEMS me despertou para questões mais amplas, mais sociais", explica o estudante. 
Homenageados
Na cerimônia diversas personalidades, que fizeram parte da criação da UEMS, receberam diploma de Honra ao Mérito, dentre eles o ex-governador Pedro Pedrossian, ex-governador e responsável pela criação da UEMS; Walter Carneiro, autor da emenda constitucional que garantiu a criação da Universidade; e Roberto Razuk, signatário da emenda constitucional que garantiu a criação da Instituição. Também receberam diplomas de honra ao mérito, os ex-reitores da UEMS:  Jair Madureira, primeiro reitor da Universidade; Leocádia Aglaé Petry Leme, reitora de 1995 a 2003; Luiz Antônio Gonçalves (in memorian), ex-prefeito de Dourados e  reitor de 2003 a 2007; e  Gilberto José de Arruda, que geriu a Universidade de 2007 a 2011.
Também foram congratulados o presidente da comissão de implantação da UEMS, ex-deputado estadual Ary Rigo, e Fernando Paiva, membro desta comissão, além da presidente da sub-comissão responsável, professora Eliza Cêsco, juntamente com os outros integrantes do grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...