terça-feira, 23 de julho de 2013

“Picanha na pedra à moda” ganha o 1º lugar no Festival Gastronômico


Picanha na pedra à moda foi o prato vencedor - Foto: Divulgação
Eduarda Rosa

A secretária de Desenvolvimento EconômicoSustentável, Neire Colman, encerrou ontem o Festival Gastronômico Sabores de Dourados 2013, apresentando os três pratos ganhadores e sorteando a viagem a Maceió, durante um jantar realizado no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Dourados.

Dos 1821 votos válidos entre os 15 restaurantes participantes, o prato que somou mais pontos, entre o júri popular e técnico, foi a Picanha na pedra à moda, da Cantina Mato Grosso; em segundo o PeixeVilla's, do Villa's Restaurante; e em terceiro a Matula Pantaneira, do Quiosque Golden Brahma.
Na foto o representante do Quiosque Golden Brahma, da Cantina Mato Grosso e do Villa's Restaurante - Foto: Eduarda Rosa
O proprietário da Cantina Mato Grosso, Idivaldo Barreto Nascimento, disse que não esperava pelo primeiro lugar, “todos os concorrentes tinham competência, escolhemos este prato, pois é servido há muito tempo e o mais pedido pelos clientes”. Nascimento abriu a filial de seu restaurante em Dourados há um ano e seis meses, mas é tradicional em Campo Grande há mais de 30 anos.
A população participou incentivada pelo prêmio da viagem a Maceió (AL), que foi sorteada no evento de encerramento para cliente Pedro Luiz Ap. de Oliveira, que experimentou o Yakisoba ao molho, no Utida Sushi Bar.
De acordo com a secretária, o objetivo do festival era fomentar a economia local e a geração de empregos. “Com a avaliação dos pratos pelo júri popular estimamos que foi gerado mais de R$ 130 mil em renda, os empresários viram o retorno e a segunda edição já está marcada para dezembro e janeiro”.
Os ganhadores, a secretária Neire Colman e os parceiros do festival, Senac e Yantur Viagens - Foto: Eduarda Rosa
A qualidade dos pratos concorrentes chamou a atenção do júri e da comissão de apuração. “Para se ter uma ideia a diferença de notas do primeiro para o segundo colocado foi de 0,40 ponto, do segundo para o terceiro foi de 1,20 ponto e do terceiro para o quarto 0,10 ponto”, explica a turismóloga, Rejane Sinaila Delvalle.
Segundo o gerente do Senac Dourados, Carlos Henrique da Silva, o consumidor mudou e em Dourados não é diferente, "não é só comer para encher, o novo consumidor busca algo diferente seja no atendimento ou no ambiente, ele busca ter todos os seus sentidos despertos".
Veja como o prato vencer é preparado:

Festival Gastronômico Sabores de Dourados

O festival aconteceu de 14 de junho a 14 de julho nos 15 restaurantes participantes: Barão Botequim (Carne seca com mandioca souté); Boa Brasa Restaurante (porção da casa); Brunos Grill (sopa paraguaia); Cantina Mato Grosso (picanha na pedra); Cozinha Mineira (feijão tropeiro); Espetinho do Eusébio (picanha com alho na chapa); Kanôa Restaurante e Pesqueiro (pacu pizza); Lokau Restaurante (maionese de mandioca), Paladar Restaurante (costela bovina desossada assada); Quiosque da Brahma (matula pantaneira); Regis Restaurante (filé de jacaré a molho da casa); Restaurante Grill de Ouro (escondidinho de carne seca); Restaurante Kikão (pintado a Dourados); Restaurante Villas (peixe Villas); e Utida Sushi Bar (yakisoba ao molho).

Dourados News no Festival Gastronômico

Durante o mês do festival o especial “Dourados News no Festival Gastronômico” apresentou os pratos dos 15 restaurantes participantes, mostrando como eram preparados, seus ingredientes e histórias, com o objetivo de incentivar a população a participar do evento.

“A ideia do Dourados News de mostrar os pratos foi uma excelente iniciativa que promoveu o festival, os pratos e os restaurantes”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Neire Colman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...