quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dourados tem 23 das 25 maiores franquias do Brasil

 

Setor de alimentação é um dos que mais cresce e Dourados possui duas, das três franquias entre as maiores do país - Foto: Divulgação
Eduarda Rosa

O crescimento econômico e populacional de Dourados despertou o interesse de diversos empresários a instalarem-se no município. O aspecto chama a atenção pela quantidade de franquias no município. Atualmente, das 25 líderes do mercado em vários segmentos, 23 são encontradas por aqui.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) estabeleceu um ranking das maiores franquias do país e apenas duas empresas ainda não estão presentes na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, o McDonald’s e o Prepara Cursos Profissionalizantes, 16º e 20º colocados na lista respectivamente.
Boticário, Unepxmil 48HORAS, Colchões Ortobom, Kumon, Cacau Show, AM PM Mini Market, Subway, L’Acqua Di Fiori, Wizard Idiomas, Bob’s, Escolas Fisk, Hoken, Água de Cheiro, Jet Oil, CCAA, , BR Mania, Óticas Diniz, Doutor Resolve, Igui, Microlins, CNA, Localiza Rent a Car, Hering Store, na sequência de posição de acordo com a ABF, são encontradas no município.
Os setores que mais têm crescido no país são alimentação e serviços, contudo, o de perfumaria também é bastante lucrativo. Um exemplo é o Boticário, maior franquia do seguimento no mundo, que desde 2006 em Dourados é de propriedade de José Aparecido Camargo.
Dados do crescimento do faturamento nos últimos 10 anos - Reprodução/ABF
“A cidade nos deu um bom retorno do investimento, quando comprei eram duas lojas com 15 funcionários, hoje são quatro lojas além das vendas diretas, com 30 funcionários”, disse Camargo.
A gerente comercial da Wizard Idiomas, Glauci Liliane de Souza, também afirmou que o crescimento foi evidente, “o franqueado já tinha em Rondonópolis (MT) e quando conheceu Dourados decidiu investir. Antes era em um prédio menor, com apenas oito funcionários, hoje já temos uma estrutura maior e 35 funcionários”.
Segundo Glauci, nos 15 anos que estão atuando no município o número de alunos cresceu bastante, hoje estão com 550 e com previsão de encerrar o ano com 800 alunos.
O analista da área de mercado do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Carlos Alberto do Valle, disse em entrevista ao Dourados News que o Brasil é o único país que regulamentou as franquias e que o mercado está em expansão.
Dados da geração de empregos proporcionada pelas franquias nos últimos 10 anos - Reprodução/ABF
“O conselho que damos para quem quer abrir é ir para um setor que tenha familiaridade. E nas grandes franquias não depende só da vontade do empreendedor em ser um franqueado, mas da avaliação da empresa franqueadora para saber se o empresário tem o perfil, se o local é adequado, se tem recursos”, disse Valle.
De acordo com o analista do Sebrae, a franquia é um negócio mais seguro, pois tem todo um acompanhamento por trás de marketing e administração, por exemplo. “Isso tudo tem taxas, mas é mais seguro, pois são marcas consolidadas no mercado. Os bancos também veem com bons olhos as franquias, até tem linhas diferenciais de crédito, pois risco é menor”, afirmou.
Esse foi um dos fatores que incentivou Camargo a investir nas franquias da O Boticário que tem em Dourados. “O franqueador dá um suporte muito bom, analisa as crises, e isso é muito bom para o franqueado. Nós erramos menos, pois o franqueador dá suporte de logística, econômica, administrativa. Orienta o que vai ser bom e ruim, com isso acertamos mais e a lucratividade é maior”.

Mostra de Franquias em Dourados acontece nesta quinta e sexta-feira

Nesta quinta e sexta-feira da Mostra de Franquias; evento com entrada franca, realizado durante o Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Centro Sul, das 14 às 22 horas, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz.
Estão previstas para cada um dos dias quatro palestras com os temas “Microfranquia – como adquirir e formatar franquias de até R$ 50 mil”; “Empreender com franquia ou uma ideia minha? Eis a questão!”; “Passo a passo para comprar uma Franquia” e “O crescimento do setor de franchising”.
“Os empreendedores sairão dali com informações suficientes sobre qual rumo tomar e também terão representantes do shopping, para que caso seu empreendimento seja melhor lá, para saber quanto custa. E também representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para saber mais sobre linhas de crédito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...