quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Por falta de informação muitos não denunciam demora na fila de bancos


Eduarda Rosa
Apesar de mais de 90% dos leitores, votantes na enquete desta semana do Dourados News, afirmarem que a lei dos 15 minutos, de espera nas filas das agências bancárias, não está sendo respeitada, a população douradense não tem formalizado as denúncias no Programa de Defesa do Consumidor (Procon).
Segundo informações do diretor do Procon de Dourados, Rosemar Matos Souza, é raro ter autuações em bancos, somente quando o órgão vai até as agências e cronometra o tempo das filas. “Como o número de reclamações por parte dos usuários é quase zero, se perguntarem para mim se a lei está sendo cumprida, tenho que dizer que sim”, relata o diretor.
O Presidente do sindicato dos bancários de Dourados e região, Raul Verão, explica que esta é uma lei municipal, e é para a fila dos atendimentos dos caixas, excluindo caixas de autoatendimento e outros serviços bancários. “Em dias normais, ou seja, de terça a quinta-feira, a permanência, segundo a lei, é de 15 minutos; de segunda e sexta-feira, de 20 minutos; e um dia antes e após feriados, é de 30 minutos”, ressalta.
Contudo, o sindicato não tem poder de fiscalização, porém faz monitoramento em alguns momentos do ano, junto com ao Procon.
De acordo com o presidente do sindicato dos bancários há um problema crônico nos bancos que seriam resolvidos com duas ações, “a primeira é que precisa crescer no número de bancários para atender a demanda de clientes que está aumentando, e a segunda é a ampliação do horário de atendimento bancário, abrir às 8h e fechar às 16h, totalizando oito horas de trabalho, pois com o sistema todo informatizado de hoje em dia, não há justificativa para trabalho reduzido, mas para isso seria necessário criar dois turnos de trabalho, assim os banqueiros também contribuiriam para o aumento de empregos”.
Muitos são os casos de pessoas que ficam minutos a mais nas filas, mas pensam que não irá resolver nada denunciar, como é o caso de Maria Lúcia Deboletti, que nesta quinta-feira (02/02) ficou 20 minutos na fila de uma agência de Dourados, “hoje foi rápido, mas normalmente fico mais de uma hora”, lembrou. A auxiliar administrativo, Nilza Mota Santana, também reclama do tempo perdido, “fiquei 35 minutos esperando na fila, é ruim pois perdemos muito tempo para fazer serviços simples”.
O presidente do sindicato dos bancários e o diretor do Procon incentivam a população a denunciar os abusos. “Se a pessoa perdeu 1h na fila, pode perder mais dez minutos para denunciar ao Procon”, afirma o presidente do sindicato.
O telefone do Procon de Dourados é 3411-7754. E a multa para os bancos que não cumprem a lei é de 500 Uferms, valor equivalente a mais de 7 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...