terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Jogar xadrez pode ajudar a melhorar o raciocínio

Dourados sedia competição nesse final de semana
O Sesc Dourados tem um tabuleiro de xadrez gigante,
 que esta a disposição da população
Eduarda Rosa
Futebol, vôlei, basquete e natação são, sem dúvida, considerados modalidades esportivas. Mas e o xadrez? Segundo o Comitê Olímpico Internacional, ele é sim considerado uma atividade esportiva, pois é um jogo, há competição, é uma atividade de alto rendimento, há sentimento de se superar e ao seu adversário, há desgaste físico e mental, além de, ser praticado por milhares de pessoas, é baseado em regras e possui uma entidade reguladora (confederação e federação internacional).
O técnico em recreação do Sesc de Dourados, Arthur Rodrigo Cavalheiro, explica que o xadrez é um esporte que trabalha a reflexão, estratégias e táticas, “é intitulado como uma atividade intelectual, assim como os demais jogos de tabuleiros. O jogador de xadrez tem habilidade de pensamento rápido, já que é preciso antecipar o que poderá acontecer nas jogadas à frente, esse desenvolvimento ajuda em matérias escolares, como matemática” disse.
O recreador conta que todas as pessoas podem aprender o jogo, “para ensinar as crianças são utilizadas formas lúdicas, já para os adolescentes, se pensa mais na competição, com estratégias de jogo”.
Segundo Arthur a maioria das competições tem tempo determinado para cada jogada, porém há jogos que o tempo de reflexão, para mover a peça, é livre podendo durar horas seguidas.
Dourados sedia Circuito NRT de Xadrez do MS
Dourados sediará nesta final de semana, 25 e 26 de fevereiro, o Circuito NRT de Xadrez do MS , que tem como organizador o Clube de Xadrez Pantanal, é oficial da Confederação Brasileira de Xadrez– CBX.
A competição contará pontos para o ranking da Confederação Brasileira.
Confira a programação:
Dia 25 de fevereiro
13h30 – Abertura e Congresso Técnico
14h00 – 1ª rodada
16h30 – 2ª rodada
20h00 – 3ª rodada
Dia 26 de fevereiro
08h00 – 4ª rodada
10h15 – 5ª rodada
12h30 – Premiação e Encerramento
O evento acontecerá no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, próximo a sede da Prefeitura.
Maiores informações sobre o II NRT de Dourados poderão ser obtidas com Bernie 8405-2113.

SAIBA MAIS SOBRE O JOGO

As peças

Tabuleiro

Movimentos das peças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...