terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Igreja promove projeto de qualificação em periferia de Dourados



Primeira Igreja Batista de Dourados promove projeto que qualifica crianças, jovens e adultos em bairro da cidade


Eduarda Rosa

Em tempos de correria, trabalho voluntário não é a atividade favorita de muitas pessoas. Pois, segundo a definição da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, ser voluntário é “ser agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos” . 

E é este impulso solidário somado com a preocupação da vida espiritual das pessoas que a Primeira Igreja Batista em Dourados, criou o projeto ‘Infobol’, que há quatro anos capacita gratuitamente crianças, jovens e adultos de bairros da periferia de Dourados.Em tempos de correria, trabalho voluntário não é a atividade favorita de muitas pessoas. Pois, segundo a definição da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, ser voluntário é “ser agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos” .
O projeto funciona no Cras (Centro de Referencia e Assistência Social) do Parque do Lago II e na Escola Iria Lúcia, contando com o apoio de cerca de 50 voluntários. “Este ano estamos esperando a inscrição de cerca de 100 alunos, para os cursos de reforço em português e matemática, musicalização infantil, alfabetização, futebol, artesanato, primários e informática, porém para fazer o curso de informática o aluno terá que ir até a igreja, onde temos uma sala de informática”, afirma a Coordenadora do Projeto, Ilda Amélia Pereira. Ela ressalta que além de cursos profissionalizantes são contadas histórias bíblicas, além de músicas evangélicas.
A moradora do Altos do Alvorada I, Lucélia Lopes Ramos, inscreveu seus filhos, pela primeira vez no projeto, “eles vão fazer alfabetização, pois eles estão no segundo ano da escola e já teriam que saber ler, mas não sabem.” Ela comenta que essa iniciativa estava faltando para a comunidade. “Esse projeto é excelente, deveria ter mais investimentos na profissionalização e cursos para nossas crianças, pois não tenho condições de pagar para os dois”, afirma a mãe.
A adolescente, Carolina de Oliveira Meireles, de 14 anos, participa do ‘Infobol’ há três anos, já fez cursos de bordado, tricô, crochê e reforço de matemática. “Acho legal, divertido e é uma oportunidade para quem não tem condições de pagar. Com o que aprendi já vendi toalhinhas bordadas e ensinei minha tia, que esta vendendo também”, disse Carolina.
 
São servidos lanches para as crianças entre as atividades - Foto: Eduarda Rosa
Angelina Lima também é voluntária, mas não só uma vez por semana, ela é missionária da Junta de Missões Nacionais e veio do Rio de Janeiro, para trabalhar com evangelização na região do bairro Estrela Porã, em Dourados. “O ‘Infobol’ é considerado uma estratégia evangelística, pois hoje em dia trabalha-se com a pessoa em sua totalidade, não só espiritualmente, mas o lado profissional também”, explicou Angelina.
O Projeto Infobol acontece todos os sábados, dás 8h às 11h, no Cras do Parque do Lago II e Escola Iria Lúcia (que fica anexa ao Cras). Sendo sustentado pela Primeira Igreja Batista de Dourados, "mas está aberto para doações de arroz, feijão, açúcar, carne e leite, pois servimos lanche para os alunos, quem quiser doar entre em contato com a igreja, pelo telefone 3421-5752”, afirma a coordenadora, Ilda Amélia.
Reportagem sugerida pelo leitor
Essa foi uma sugestão de reportagem da leitora Carmem Alves, sugira você também! É só enviar um e-mail para jornaldouradosnews@hotmail.com . Lembrando que todas as sugestões serão analisadas, e vale lembrar que cada email enviado deve conter o nome completo e um telefone, para que nossa equipe possa entrar em contato com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...