terça-feira, 24 de maio de 2016

“Ciência no Boteco”: Professor discute sobre energia solar limpa e eficiente

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 24/05/2016

Uma energia limpa e eficiente, estas são as principais características da energia solar. Contudo ela ainda é considerada uma tecnologia de alto custo.   Pensando nisto, pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estão trabalhando para melhorar a eficiência de painéis solares na produção de energia elétrica, sem aumentar seu custo. Este será um dos temas apresentados no “Pint of Science”, que ocorre em Dourados, na próxima terça-feira (24), a partir das 19h30, no Barão Botequim.
O “Pint of Science” (Ciência no Boteco) é um festival internacional de divulgação científica e Dourados está entre as sete cidades brasileiras que o sediará.
O professor da UEMS, Sandro Marcio Lima, que irá explanar sobre o assunto no evento, ressalta que o objetivo da pesquisa não é criar uma nova tecnologia, mas melhorar a eficiência das comercializadas atualmente, para que as placas possam ser também menores e mais baratas. 
Sandro Marcio Lima juntamente com o professor Luis Humberto Andrade são responsáveis pelo Grupo de Espectroscopia Óptica e Fototérmica (Geof).  Grupo este que já conseguiu desenvolver um material que apresentou condições favoráveis para melhorar a eficiência de aproveitamento da luz solar. “Preparamos este material na unidade da UEMS de Dourados e já fizemos testes em laboratório. Tudo indica que o material poderá ser acoplado às placas de célula solar comerciais para melhorar sua eficiência”, esclareceu o professor, Sandro Lima. 
Eles explicam que painéis solares para aquecerem água já são uma tecnologia bastante divulgada, contudo o desafio está em ampliar o uso das placas solares para que a população utilize esta fonte de energia regularmente em residências, por exemplo, para funcionamento de lâmpadas ou aparelhos elétricos. A eficácia comprovada atualmente é de cerca de 30% de aproveitamento da luz solar nas placas para a produção de energia, o que se espera aumentar com o desenvolvimento da pesquisa. 
Sobre Sandro Marcio Lima
É graduado em Física (bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá em 1996, e pós-graduado (mestrado em 1999 e doutorado em 2003) em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, instituição em que realizou pós-doutorado. É professor Adjunto IV na UEMS, Dourados, desde fevereiro de 2004.
O evento
Não perca esta oportunidade, o Brasil é o único país da América Latina a participar da iniciativa, que será realizada simultaneamente em outros 11 países. Dourados é a única cidade da região Centro-Oeste a participar do evento, que está mobilizando mais de 50 cidades espalhadas por oito países. Em Mato Grosso do Sul, o evento é coordenado pela professora Ísis Faria, da UEMS. 
Durante as três noites do festival, cientistas de várias partes do mundo saem de seus laboratórios para mostrar o que eles estão pesquisando e qual o impacto disso na vida das pessoas. Para conferir a programação de cada cidade, basta acessar o site www.pintofscience.com.br. O festival é gratuito e as pessoas que participam pagam somente o que consumirão nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos.

Serviço:
Dia: 24/05/2016
Horário: A partir das 19h30
Local: Barão Botequim
Endereço: R. Gen. Osório, 2415 - Vila Rui Barbosa, em Dourados

Publicado originalmente em: http://www.uems.br/noticias/detalhes/ciencia-no-boteco-professor-fala-sobre-energia-solar-limpa-e-eficiente-105046

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...