terça-feira, 24 de maio de 2016

Com casa cheia, professores da UEMS falam sobre ciência no boteco

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 24/05/2016
A comunidade esteve presente e participou das palestras
Com casa cheia e público interessado, pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estrearam o evento “Ciência no Boteco”, na noite de segunda-feira (23), em dois bares de Dourados. O Pint of Science, festival internacional, acontece simultaneamente em sete cidades do Brasil e em mais onze países.
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)  também participaram da primeira noite do evento.
Pint of Science continuará na JK Espetaria e no Barão Botequim, a partir das 19h30, nesta terça (24) e quarta-feira (25). A coordenadora do evento em Dourados é a professora Isis Faria, do curso de Engenharia Física da UEMS. Segundo ela, o festival permite levar à comunidade pesquisas e temas científicos atuais de uma forma acessível e em um ambiente não formal.
Para o professor Daniel Braz, do curso de Engenharia Física da UEMS, que falou sobre o FabLab, um laboratório aberto com equipamentos como impressoras 3D para criação de objetos, foi uma experiência nova falar sobre ciência em um ambiente diferente. “Foi a primeira experiência e foi muito legal, o público compareceu, abraçou esta ideia diferente, num ambiente diferente e um formato diferenciado”, disse.
A professora Márcia Medeiros, que propôs reflexões sobre Ética e inovação tecnológica, ressaltou que foi bastante inusitado, sair espaço acadêmico e trazer a ciência com uma proposta de entendimento mais simples à comunidade. “Acho que quando a gente participa de eventos assim, nós cumprimos uma função social maior. Quando fazemos parte de um evento como esse, mostramos que a ciência pode ser bem mais simples e bem mais divertida do que as pessoas pensam”.
A proprietária da JK Espetaria, Kamila Viana, se surpreendeu com o público, “não estava esperando tanta gente, tanta animação, um pessoal empenhado com a ciência, mas é incrível estar participando disso, acho sensacional estar contribuindo pela ciência. Para mim é novidade, mas acho que ciência combina muito com bar”.
O casal, Ana Carolina Lins e Anderson Carvalho, ela empreendedora e ele analista de sistemas, ficaram sabendo sobre o evento pelo Facebook e não perderam a oportunidade de aprender um pouco mais sobre ciência. “Estava precisando mesmo estes temas serem mais debatidos em Dourados, a cidade tem um potencial muito grande e este tipo de evento vai ajudar a desenvolver mais”, disse Ana Carolina.
O acadêmico de Administração da UFGD, Giovane Bonardi, foi assistir as palestras com os amigos, pois achou a proposta interessante, “é uma coisa que não se vê todos os dias, questão de unir o útil ao agradável, unir o ganho de conhecimento com a gordice de cada dia”, brincou.
Confira a programação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...