terça-feira, 24 de maio de 2016

“Ciência no Boteco”: Pesquisador fala sobre moscas “testemunhas” de crimes

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 24/05/2016
Você sabia que moscas podem ajudar a desvendar crimes? Se não, o “Pint of Science” (Ciência no Boteco) vai te trazer muitas curiosidades interessantes. Na terça-feira (24), a partir das 19h30, no Barão Botequim, o professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), William Fernando Antonialli Junior, irá promover um bate-papo sobre “Insetos como peritos forenses da natureza”.
Dourados está entre as sete cidades brasileiras que sediará este festival internacional de divulgação científica.
Sobre o assunto, Antonialli Junior adianta que os insetos são uns dos principais agentes da decomposição de carcaças e, portanto, são capazes de fornecer várias informações a cerca de um crime, como: desvendar a hora e o local do crime, as circunstâncias que ele aconteceu ou mesmo se foi um homicídio ou suicídio. Além disto, estes pequenos animais podem ajudar a identificar a vítima e, por vezes o próprio autor do crime e, ainda fornecer subsídios para se entender por onde ocorre as rotas de tráficos de drogas.
Sobre William Fernando Antonialli Junior
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) também Unesp.  Atualmente é professor Adjunto da UEMS e credenciado em programas de pós-graduação da UEMS e da UFGD. 
O evento
Não perca esta oportunidade, o Brasil é o único país da América Latina a participar da iniciativa, que será realizada simultaneamente em outros 11 países. Dourados é a única cidade da região Centro-Oeste a participar do evento, que está mobilizando mais de 50 cidades espalhadas por oito países. Em Mato Grosso do Sul, o evento é coordenado pela professora Ísis Faria, da UEMS. 
Durante as três noites do festival, cientistas de várias partes do mundo saem de seus laboratórios para mostrar o que eles estão pesquisando e qual o impacto disso na vida das pessoas. Para conferir a programação de cada cidade, basta acessar o site www.pintofscience.com.br. O festival é gratuito e as pessoas que participam pagam somente o que consumirão nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos.
Serviço:
Dia: 24/05/2016
Horário: A partir das 19h30
Local: Barão
Endereço: R. Gen. Osório, 2415 - Vila Rui Barbosa, em Dourados

Publicada originalmente em: http://www.uems.br/noticias/detalhes/ciencia-no-boteco-pesquisador-fala-sobre-moscas-testemunhas-de-crimes-104225

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...