sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Sem “pular” carnaval, religiões aproveitam os dias de folga para fazer atividades diferentes

Carnaval com Cristo é realizado há 25 anos em Dourados - Foto: Ademir Almeida/arquivo

Eduarda Rosa
No período do Carnaval enquanto alguns preferem a folia de festas em clubes ou de rua, outros optam por atividades como retiros, acampamentos, congressos ou outras programações promovidas pela religião a que pertence.
Os Testemunhos de Jeová, por exemplo, aproveitam os dias de folga para intensificar os trabalhos de pregação das boas novas.

“Nos feriados os participantes do Salão do Reino têm mais tempo e encontramos mais as pessoas em casa, então aproveitamos para visitar os distritos e cidades vizinhas, como Laguna Carapã, Vila Formosa, Panambi, Vila Vargas”, disse o Superintendente do Salão do Reino dasTestemunhas de Jeová em Dourados, Robson da Silva Luiz.
Já os católicos realizam a 25ª Edição do Carnaval com Cristo, que será de 1 a 4 de março no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz – ao Lado do Douradão. O tema deste ano é “Reunidos num só corpo, pela força da cruz” com os pregadores Ricardo Alexandre Rodrigues – Comunidade Chagas de Amor – Santo André – São Paulo; Padre Wesney José – Sjs – Belém – PA; e Ir. Salvistas. E aparticipação das bandas: Atus, Psalmus, DNA, Anjos de Louvor e Ministério Agnus Dei e Kerigma.
O muçulmano, Marouf Adassi, disse que os islâmicos não tem o carnaval em seu calendário - Foto: Ademir Almeida
Para os muçulmanos o Carnaval não existe em seu calendário e nas mesquita não existem programações, “respeitamos as tradições e datas locais, alguns aproveitam para descansar outros participam das festas carnavalescas”, esclareceu o palestino Marouf Adassi.
Segundo Adassi, na religião muçulmana existem três datas que são comemoradas, “a primeira é a Festa do Ramadã, mês em que ficamos em jejum absoluto - antes do nascer do sol até o por do sol, por 30 dias. Então quando termina este período é como se você afesta de Natal para vocês, para nós são três dias de feriado e vamos visitar parentes; a segunda é a Festa do Sacrifício, que acontece 70 dias após o Ramadã, é quando termina a peregrinação a Meca, em que quem tem condições financeiras vai até lá e sacrifica o carneiro; a terceira data é o nascimento do profeta Maomé”.
Os evangélicos promovem, normalmente, retiros espirituais em chácaras ou lugares mais afastados. Como é o caso do grupo de cerca de 90 adolescentes da Igreja Presbiteriana Independente (IPI) – de domingo de manhã a segunda à tarde - que irão para uma chácara, próxima ao Posto da Base, onde acontecerá o “Acampamento 24h”.
“O evento é baseado no seriado 24h, então de hora em hora tem um novo desafio aos participantes, também terá luau, brincadeiras, música e pregação”, explicou o pastor Diego Fema.
A IPI também fará o “Congresso de Jovens #Em Chamas”, que ocorrerá de 01 a 03 de março no Templo da IPI, Rua dos Missionários 805, “o objetivo é reacender a chama no coração do jovem para que possa cumprir sua missão na sociedade, com entrada gratuita”, disse o pastor Gustavo Emídio.
Os 'Seicho no ie' aproveitam a data para fazer uma caravana e participar do Seminário do Carnaval, que acontece durante quatro dias em São Paulo, com o tema “Comande a sua vida com o poder da mente”, “pessoas do país inteiro se reúnem no seminário, que tem a presença do presidente internacional e vários preletores”, informou o auxiliar administrativo, Vitorino Suguihara.

http://www.douradosnews.com.br/cultura-lazer/carnaval-religiosos-aproveitam-folga-para-atividades-diferentes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...