segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Artistas douradenses ganham destaque internacional após 'manifestação' contra o papa


Os acadêmicos douradenses criaram o movimento "Sobre Saltos", que está em exposição na unidade I da UFGD - Foto: "SobreSaltos"
Eduarda Rosa
“Sobressalto” significa movimento brusco, ocasionado por uma sensação súbita. Foi assim que o movimento “SobreSaltos”, criado por acadêmicos de artes cênicas de Dourados, interferiu na rotina, inclusive a do papa Francisco, além de muitas outras pessoas que viram homens andando normalmente de salto alto pelas cidades.

Os universitários douradenses, Stélio Constantino Barbosa e Nizael Flores de Almeida, ficaram mundialmente famosos após a intervenção “Sobre Saltos” ser realizada no Rio de Janeiro e um fotógrafo registrar e noticiar que se tratava de um protesto contra a vinda do papa ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
 
Foto divulgada por diversos jornais do mundo como protesto contra o papa
“Ficamos mundialmente famosos, mundialmente anônimos e mundialmente protestando contra o papa. Mas foi uma interpretação do fotógrafo, nem pensamos nisso e ele nem perguntou do que se tratava. Contudo essa fotografia foi veiculada em vários jornais ao redor do mundo: Estados Unidos, França, China, Japão, países árabes e outros”, contou Nizael de Almeida.
Mas aquela não era a primeira vez, eles faziam as intervenções por onde passavam, já realizaram em Dourados, Campo Grande, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Brasilândia, Água Clara, Recife (PE), Rio de Janeiro(RJ), Araçatuba (SP) e Presidente Prudente (SP).
As intervenções intituladas de “SobreSaltos” foram criadas pelos acadêmicos, depois de discussões e estudos sobre gênero na faculdade. Na pesquisa eles queriam saber qual seria a reação das pessoas ao verem homens, vestidos de homens e andando de salto alto.
“Na primeira vez ficamos decepcionados, pois não vimos as reações. Então tivemos a ideia de fotografar, pois a reação é posterior. A pessoa vê, identifica o estranho, pois ‘homens não usam salto', mas ignora e só depois que o homem de salto passa é que vai comentar com a pessoa do lado e se virar para comprovar”, explicou Nizael de Almeida.
Nizael de Almeida na exposição "SobreSaltos" - Foto: Eduarda Rosa
Antes de realizarem o percurso de salto, eles fazem o percurso normalmente e depois refazem de sapato de salto alto para verem a reação das pessoas que ficaram paradas no mesmo local.
As fotos foram em geral tiradas por fotógrafos amadores, com câmeras digitais e sem a intenção de que os transeuntes percebessem a presença e registro da atividade. “Esse modo de registro permitiu retratar a reação natural dos transeuntes que muitas vezes é omitida publicamente”, disse Almeida.
 
Foto: "SobreSaltos"
Exposição “SobreSaltos”
A repercussão na mídia nacional e internacional proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de realizar uma exposição das fotografias, tanto das reações das pessoas como fotos posadas dosparticipantes dos experimentos, que está acontecendo na Galeria de Arte da Unidade I (Reitoria) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) de 16 de agosto a 02 de setembro.
Lá o visitante se deparará com diversos elementos representativos como o tapume de construção civil e fotos impressas em folhas de fax, além de outros que foram utilizados para a composição das fotografias como as fitas adesivas e os próprios sapatos de salto alto.
A fita adesiva foi objeto de estudo cênico e sonoro para os acadêmicos, por isso também a utilizaram na composição do trabalho, além de dar mais estabilidade para eles que não são acostumados a andar de salto. “Nossa intenção é mostrar o que estava escondido e marginalizado, fazer com que cada pessoa sai com uma impressão daqui”, finalizou Nizael Almeida.
A exposição de fotos “SobreSaltos” reuni imagens de diversos fotógrafos (Nizael Almeida, João Rocha, Marilice Cristina Werlang, Casemiro Vicente dos Santos Neto, Tati Hauer, Ana Karina Barbieri Marques e Marcio Antunes) da intervenção artística de diversas cidades.
Exposição "SobreSaltos" - Foto: Eduarda Rosa
Veja algumas matérias internacionais em que os douradenses apareceram:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...