sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nota do Enem facilita migração de estudantes para MS

 

Eduarda Rosa

O Sisu (Sistema de
 Seleção Unificada) possibilitou a migração de estudantes de um Estado para outro e o Mato Grosso do Sul foi o oitavo no país que mais recebeu calouros em 2013. Segundo levantamento do portal G1 apresentado ontem (16), 1.014 estudantes vieram para terras sul-mato-grossense.
O reitor da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir dos Santos Costa, disse que há três anos a Universidade vem aceitando as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por meio do Sisu como forma de entrada nos cursos. “Facilitou a vinda de muitos estudantes de outros Estados para cá, porque agora é um processo nacional, antes a pessoa tinha que vir até aqui e fazer o vestibular, agora ela faz o Enem em qualquer parte do país e com a nota pode se inscrever para qualquer faculdade que aderiu ao Sisu”, explicou o reitor.

O total de matrículas em todo o MS foi de 4.997, sendo que 2197 entram na Uems pelo Sisu. Dentre estes a estimativa é que 87% sejam do Estado, ou seja, 285 são de outras unidades da federação, isto representa 13% do total.
Número de estudantes que vieram de outros Estados para MS e, em destaque, o número de acadêmicos que permaneceram no Estado.
Um destes calouros é Arthur Barbosa de Oliveira, 19 anos, que veio de Palmas, noTocantins, no início de março para cursar o 1º ano de Letras, na unidade de Dourados da universidade. “Mudei para cá porque o curso tem um bom conceito no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), além de a universidade ter projeto de extensão e pesquisa. Também gostei da cidade, não é muito grande e está emcrescimento”, contou Arthur.
Ele também disse que fazia letras na Universidade Federal do Tocantins, mas passou na 2º chamada e decidiu vir morar em Dourados. “Eu pretendo ser professor em uma Universidade Federal e se conseguir isso aqui, fico morando aqui mesmo”, afirmou.
De acordo com a pesquisa, o Estado de onde mais vieram estudantes foi São Paulo (614). E Mato Grosso é o destino preferido dos estudantes sul-mato-grossenses, depois estão São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
UFGD
Segundo a assessoria de imprensa da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), dos 6 mil alunos matriculados atualmente 50% são de outros Estados.
A UFGD abrirá no processo seletivo de 2014, 50% das vagas de cada curso para o Sisu e as outras 50% será por vestibular.
Serão ofertadas o mesmo número de vagas do ano passado, 1465, mais a quantidade dos novos quatro cursos de engenharia e mais 30 vagas a mais da Medicina. Somando ainda as vagas dos cursos especiais que são Licenciatura Indígena e a Ciências da Natureza e as vagas da Educação a Distância.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...