quinta-feira, 16 de maio de 2013

Falta de atenção é a principal causa de mais de 700 acidentes de trânsito registrados em Dourados

Acidente envolvendo duas motocicletas deixou um morto e outro ferido, nesta terça-feira (14) - Fotos: Osvaldo Duarte
Eduarda Rosa
Somente neste mês cinco pessoas morreram no trânsito douradense, e até o mês de abril o Setor de Estatísticas da gerência regional do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) no município, registrou mais 15 mortes. Foram 757 acidentes até abril, sendo que 336 pessoas ficaram feridas em acidentes de motocicletas.

Apenas ontem (14) foram registradas três mortes no trânsito. A primeira no início da manhã, quando dois motociclistas colidiram frontalmente e um morreu na hora, no cruzamento da rua Monte Alegre com a Álvaro Brandão, região do Jardim Maracanã. A segunda foi no meio da tarde em que um jovem, de 24 anos, colidiu com uma carreta, na rodovia MS-156, região que dá acesso ao Distrito Industrial de Dourados. E a terceira foi de um idoso, de 80 anos, que morreu a noite, após três dias internado no Hospital da Vida, depois de ser atropelado enquanto andava de bicicleta, próximo ao Parque Antenor Martins (o Detran considera morte no transito até 30 dias depois do acidente).
Um jovem, de 24 anos, morreu ao colidir com uma carreta, na rodovia MS-156, região que dá acesso ao Distrito Industrial de DouradosFoto: Osvaldo Duarte
Segundo o Tenente Teodoro Caramalac Neto, comandante do Pelotão de Trânsito, as principais regras para evitar acidentes são dirigir com atenção e respeitar as normas de trânsito, “não exceder a velocidade e respeitar a sinalização, pois 99% dos acidentes acontecem porque alguém não respeitou as normas de trânsito, salvo os casos em que o veículo ou a via estavam em más condições”.
Já para que se possa evitar o envolvimento em acidentes causados por outras pessoas a orientação é a direção defensiva, “são precauções para evitar se envolver em situações de risco, são medidas preventivas, por exemplo, não confiar nas vias preferenciais onde constantemente ocorrem acidentes”, aconselhou o comandante.
De acordo com estatísticas do Detran a maioria dos acidentes (até abril) foram colisões, 279. A Avenida Marcelino Pires foi o ponto mais crítico de todos os meses catalogados, e em segundo lugar a avenida Weimar Gonçalves Torres e a rua Monte Alegre. Por isso o Tenente recomenda fazer rotas alternativas nos horários de maior movimento, evitando assim os cruzamentos mais movimentados e perigosos, além de não falar ao celular enquanto dirige e usar o cinto de segurança, pois quando ele não é utilizado a gravidade do acidente aumenta.
Outro dado relevante divulgado é que 305 motoristas envolvidos em acidentes tinham a habilitação há cinco anos ou mais, “os mais experientes no volante podem evitar envolvimentos em acidentes, mas também por excesso de confiança podem provocá-los. Os que têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nova, no geral, se preocupam mais, tem mais atenção”, ressalta o Tenente Caramalac.
Para melhorar a sinalização e o ordenamento do trânsito a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de Dourados está desenvolvendo projetos e reordenando o trânsito diariamente, “neste momento estamos trabalhando no quadrilátero da avenida Marcelino Pires à rua Monte Alegre e da rua Duque de Caxias à Dom Pedro II, renovando e adequando a sinalização”, disse o diretor de Transporte e Trânsito da Agetran, Sidnei Oshiro.
O diretor ressaltou que a sinalização segue as orientações da Resolução 180 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de 2005 e afirmou que com o projeto das vias citadas concluído, a Agência reordenará a rua Monte Alegre, “nessa rua estão acontecendo muitos acidentes, por isso estamos fazendo um projeto de sinalização para ela. Normalmente pegamos as regiões e bairros mais necessitados, em que não tem sinalização ou foi feita há muito tempo”, disse Sidnei Oshiro.

Direção defensiva

Mandamentos do Motorista

  1. Dirigir de modo a evitar acidentes apesar das ações incorretas dos outros;
  2. Procure sempre se sentar corretamente no veículo - melhor reflexo
  3. Esteja atento a todos os movimentos dos outros veículos, de pedestres e ciclistas;
  4. Mantenha distância segura de outros veículos;
  5. Não abuse da velocidade;
  6. Jamais beba antes de dirigir;
  7. Reduza a velocidade em condições adversas;

Os mandamentos da segurança do ciclista

  1. Transitar preferencialmente em ciclovias, ciclofaixas ou acostamento.
  2. Muita atenção nos veículos, principalmente a noite.
  3. Nunca pegar carona segurando em outro veículo.
  4. Não transportar passageiros fora da garupa.
  5. Usar roupas claras.
  6. Ao aproximar-se de veículos estacionados, procurar visualizar se o condutor ou passageiros irão abrir as portas.
  7. Segurar o guidom com as duas mãos.
  8. Se estiver em grupo, fazer fila única.
  9. Sempre verificar os freios da bicicleta.
  10. Obedecer toda sinalização de trânsito e respeitar também os pedestres.

Os mandamentos da segurança do motociclista

1.O capacete além de ser equipamento obrigatório de segurança, protege a região craniana e maxilar do condutor e do passageiro.
2.Piloto e passageiro devem usar o capacete devidamente afivelado e com óculos de proteção ou viseira (abaixada) .
3.Pilote a moto sempre com o farol aceso, inclusive de dia.
4.Não exceda a velocidade permitida para a via e mantenha distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais.
5.Jamais conduzir o veículo sob efeito de bebidas alcoólicas, drogas ou medicamentos fortes
6.Respeitar o pedestre e a faixa de segurança.
7.Não costure entre os demais veículos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...