terça-feira, 6 de março de 2012

Entrevista com o Fonoaudiólogo, especialista em voz, Ademir Baena


Fonoaudiólogo, especialista em voz, Ademir Baena
 Eduarda Rosa

Gagueira, rouquidão, voz fraca ou cansaço ao falar: esses são alguns dos problemas que incomodam muitas pessoas. Saiba mais sobre o assunto na entrevista que o Dourados News fez com o Fonoaudiólogo, especialista em voz, Ademir Baena, confira:
Ddos NewsO que a fala representa para a pessoa?
Baena: A fala, especialmente a voz é considerada uma tradução e uma das extensões mais fortes da nossa personalidade, ela nos representa revelando nossa saúde, nosso estado emocional, nossas angustias, tristezas, alegrias, nosso equilíbrio, sobriedade, confiança, segurança, e outras características; através dela, as pessoas demonstram quem são, o que sentem e como enxergam o mundo.
A voz é um “segundo rosto”, é como se fosse uma “impressão digital”, posto que é única e, portanto singular. Na voz, é possível detectar as “sombras” e a “luminosidade” de cada um. Tendo uma voz de boa qualidade, que convença, com certeza o individuo terá mais brilho. Ela é, igualmente, uma arma de extremo poder nos processos comunicativos.
A habilidade de comunicação é extremamente exigida no ambiente pessoal, social e profissional. Somos julgados, de uma forma geral, pela maneira de falar no que diz respeito à formação social, profissional, cultural e espiritual. Essa habilidade vai nos representar positivamente, nos permitindo o desenvolvimento das sensações de segurança, autoconfiança, credibilidade, firmeza, felicidade e enriquecimento interno.
Ddos News: Quais são os distúrbios mais comuns nos adultos?
Baena: Os distúrbios (DISFONIAS), mais comum são os nódulos vocais (calos vocais), seguidos pelos edemas (inchaço) das pregas vocais, cistos, alterações vocais relacionadas ao refluxo laringo-faringeo, dificuldades no canto. Normalmente a questão vai depender da profissão de cada um e o que o levou a procurar o atendimento, os professores é a classe que mais apresenta as DISFONIAS, seguida de outros profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, como os advogados, cantores, clérigos, e outros profissionais.
Ddos News: São causados por quais fatores?
Baena: Geralmente pelo uso inadequado da voz, uso abusivo geralmente favorecido pela falta de conhecimento sobre a produção vocal, pela ausência de noções básicas sobre o uso correto da voz, além de maus hábitos vocais, e outros fatores já citados acima e também pelas alterações psicoemocionais.
Ddos News: Existem tratamentos?
Baena: Sim, a primeira conduta é identificar e corrigir os fatores predisponentes para o desenvolvimento dos distúrbios vocais, tais como: alergia de vias aéreas superiores, infecções recorrentes, refluxo gastroesofágico, comportamento vocal incorreto. É de fundamental importância que a pessoa passe por uma consulta e avaliação médica, no caso o otorrinolaringologista, que dará um diagnóstico e encaminhará essa pessoa para o atendimento com um fonoaudiólogo, especialista em voz. Inicia-se o tratamento clínico com fonoterapia, repouso vocal, reeducação vocal, que tem por objetivo propiciar uma voz de melhor qualidade, evidentemente após a avaliação de cada caso. O tratamento pode ser fonoterápico e ou médico, considerando os casos específicos. Recomenda-se a documentação com vídeo ou foto, bem como a gravação da voz no pré e pós tratamento fonoterápico ou cirúrgico para comparações subsequentes.
Ddos News: Quais são os distúrbios mais comuns nas crianças?
BaenaDistúrbios Articulatórios e Atrasos na fala, a fala da criança se encontra com alterações como, omissão, troca, inversão e distorção de alguns fonemas.
Os atrasos no desenvolvimento das habilidades da fala e linguagem que ocorre quando a criança não desenvolve sua fala no ritmo das crianças próximas à sua idade.
Gagueira que é uma alteração do ritmo da fala com repetições e hesitações, com alteração da fluência e gerando tensão corporal.
Os problemas vocais em crianças, na maior parte das vezes, são resultado de um hábito incorreto no uso da voz, a criança utiliza a voz de modo abusivo por razões ambientais. (ambientes ruidosos, pais agitados e com voz intensa, competição vocal, etc.), uso inadequado da voz devido a doenças das vias respiratórias que acabam se tornando um hábito (respiração bucal, respirações superiores e curtas, etc.)
LEMBRETE: Crianças com timbre de voz inadequado (Voz mais grave), rouquidão que pode ser detectável nas atividades diárias da criança, como festinhas infantis, no recreio da escola, após o futebol, voz fraca, cansaço ao falar, por tempo prolongado, precisam ser melhor avaliadas por profissional competente (otorrinolaringologista, fonoaudiólogo). Além desses casos citados, há de se considerar aquelas crianças que apresentam Distúrbios de Aprendizagem e ainda quadros de DISLEXIA.
Ddos News: São causadas por quais fatores?
Baena: Os fatores causais são variados, desde alterações neurológicas, auditivas, como emocionais e ambientais e também em alguns casos as visuais(Casos de distúrbios de aprendizagem, dislexia).
Ddos News: Existem tratamentos?
Baena: Todos os casos após devidamente avaliados tem tratamentos, alguns requerem além do atendimento fonoaudiológico, acompanhamento e ou atendimento com outros profissionais de áreas afins, como o psicólogo, psicopedagoga, neurologistas e outros profissionais que o caso possa requerer. Alguns casos necessitam de uma avaliação multiprofissional, visando obter um diagnóstico preciso o que vai possibilitar um tratamento mais adequado.
Ddos News: Como pais e professores podem identificar os problemas?
Baena: A família e os professores têm uma importância fundamental na identificação de algum problema que a criança possa apresentar, isso pode ser feito através de observações do comportamento da criança e, ficarem atentos quanto à qualidade da fala, qualidade da voz, desempenho escolar, com o objetivo de buscar, se for o caso atendimento o mais precoce possível.
Ddos News: Como ajudar a criança com gagueira?
Baena: A gagueira é normalmente considerada uma disfunção da fala, mas na verdade é uma condição extremamente complexa que envolve mais do que a repetição das palavras, prolongamentos das silabas e outras disfunções da fala, a gagueira afeta a pessoa como um todo e é mais adequadamente descrita como uma combinação de disfunções de fala, comunicação e comportamento, onde o fluxo da fala sofre interrupções.
Existe uma disfluencia normal da fala que pode aparecer no inicio do desenvolvimento da fala, por volta dos 03 anos de idade, a chamada gagueira primária ou fisiológica.
Deve se dar maior importância ao que a criança está falando do que como isto ocorre. Não é aconselhável corrigi-la ou atentar que ela está gaguejando, para que isto não se torne um problema real. Tudo o que devemos fazer para ajudá-la é prestar atenção e esperar que ela fale com paciência, procurando entendê-la e aceitá-la afetivamente.
Devemos, no entanto, lembrar que existem outros tipos de gagueira, as chamadas “gagueiras adquiridas” que tem inicio tardio e que apesar de serem menos comuns possuem causa conhecida. São elas a “gagueira neurogênica” decorrente de traumatismo craniano, AVC, tumor cerebral, etc., a “gagueira psicogênica” decorrente de algum evento emocionalmente traumático e a “gagueira farmocogênica” decorrente da ingestão de alguns medicamentos.
Como podemos observar a análise das causas da gagueira não é simples e por este motivo o tratamento deste distúrbio requer um profissional especializado, ou mais profissionais de áreas afins (fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiatra). Oportuno salientar que os pais, professores e outros profissionais que tem contato com a criança, que diante das alterações de fala, gagueira, encaminhem e procurem o profissional especializado.
Ddos News: Quais os prejuízos que os distúrbios na voz podem causar às pessoas?
Baena: Evidentemente que dependendo do distúrbio vocal e do impacto que este causa na voz, os prejuízos são claros, e pode ser pessoal, social, emocional e especialmente profissional, limitando este profissional, e em algumas situações interrompendo uma carreira promissora, reduzindo a satisfação com o trabalho. Os prejuízos são enormes.
Beba água regularmente em temperatura ambiente, em pequenos goles
Ddos News: Quais as dicas para ter uma voz saudável?
Baena:
• Evite álcool e o tabagismo;
• Modere o uso de cafeína e bebidas gasosas, principalmente se tiver refluxo;
• Beba água regularmente em temperatura ambiente, em pequenos goles;
• Falar com uma postura correta;
• Evite falar em demasia, especialmente em ambientes enfumaçados e barulhentos;
• Evite gritar ou falar muito alto;
• Usar roupas leves que não apertem a região do pescoço e/ou cintura;
• Evite ingerir líquidos muito gelados ou muito quentes;
• Elimine os hábitos vocais inadequados (pigarrear, tossir e raspar a garganta);
•Mantenha uma alimentação saudável e regular, evitando alimentos muito condimentados, gordurosos;
• Evite a automedicação;
Aos sintomas de ardência, coceira, pigarreio constante, cansaço ao falar, falhas na voz, esforço vocal, rouquidão persistente por mais de duas semanas, procure um especialista.
Concluindo, procure conhecer sua própria voz, o que é muito inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...