sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dia do Farmacêutico: confira algumas curiosidades da profissão

Eduarda Rosa

Quem nunca foi a uma farmácia à procura de um remédio e pediu orientação ao farmacêutico? Hoje, dia 20 de janeiro é comemorado o dia do farmacêutico e o DouradosNews foi saber quais são as funções desse profissional!
A farmacêutica Suiane Lavanholi, explica que a principal função do farmacêutico é garantir que o cliente esteja tomando o remédio certo, na dose certa, ou seja, “temos que ter toda atenção com o lote, à validade e fabricação para que o medicamento tenha o resultado esperado”.

O farmacêutico que esteja trabalhando em uma farmácia ou drogaria além de orientar a população no uso adequado da medicação, buscando sempre garantir o uso racional de medicamentos, pode também fazer o controle de glicemia e pressão arterial.
Na maioria das vezes é preciso de receita médica para se adquirir um remédio, porém existe um grupo de medicamentos classificados como OTC, ou seja, sem tarja, este o farmacêutico pode comercializar sem a prescrição médica, “porém há necessidade de informar o paciente sobre os ricos e benefícios do medicamento, lembrando sempre que por mais que não exista a necessidade da receita, o médico sempre deverá ser consultado antes da utilização de qualquer substancia farmoterapêutica, incluindo os medicamentos fitoterápicos, pois estes também podem trazer prejuízo à saúde, se usado de informa inadequada”, ressaltou Suiane.

Ambiente de trabalho

Na farmácia podem ser encontrados produtos destinados a uso terapêutico medicamentoso, cosméticos e cosmecêuticos (produtos com finalidade terapêutica cosmética, que é o caso de produtos para rugas, espinhas e outros), também chás, óleos, produtos para curativos e outros.

Experiência

Formada em 2007, Suiane Lavanholi, diz que farmacêutico “é como um ‘Severino quebra galho’, pois sempre buscamos fazer algo a mais, que vai além da nossa competência, ouvindo os pacientes, se envolvendo em sua vida pessoal, buscando sempre fazer com que estes tenham a garantia de que o seu medicamento ou cosmecêutico, esteja sendo utilizado de forma adequada”.
Segundo ela, nessa profissão é preciso estar sempre estudando e aprendendo, “tanto sobre os ativos químicos, como com nossos pacientes, que todos os dias nos mostram uma lição de vida; e lembrando-nos que o cansaço é apenas o sinal da vitória e luta da nossa profissão”.
“Minha experiência hoje como farmacêutica eu diria que: me sinto uma criança aprendendo a caminhar, pois cada dia que passo aprendo um pouquinho mais e me apaixono por minha profissão”, finaliza a farmacêutica.

Curiosidade

Diferença entre Farmácia e Drogaria
Às vezes nos deparamos com essa dúvida, então aí vai à resposta: Farmácia é o estabelecimento que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados (médicos, dentistas e veterinários) e também pode comercializar produtos industrializados.
Já as Drogarias são os estabelecimentos que apenas comercializam medicamentos industrializados, não possuem nenhum laboratório para manipulação de fórmulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...