sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cuidado com as bactérias, elas estão por toda a parte!


 Grande parte do nosso corpo é composto por elas, porém é necessário higiene para prevenir doenças

Eduarda Rosa


As bactérias são invisíveis, entretanto podem ser assustadoras.  Mas você sabe o que é uma bactéria? Em visita a Dourados o biomédico e consultor Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, explica que “é um microorganismo, um ser vivo muito pequeno e 90% do nosso corpo é composto por elas, quase três quilos no nosso corpo são germes, então nós somos nada mais nada menos que transportadores de germes”.
Mesmo sendo compostos por muitas bactérias é preciso ter cuidados com a higiene doméstica, “quando se fala em germes e bactérias logo se pensa no banheiro, mas não tem lugar da casa mais limpo que o banheiro, porque está sempre sendo limpo, ao passo que na cozinha tem carne, esponja, pano de prato, vassoura, então o lugar mais contaminado da casa é a cozinha”, esclarece o biomédico.
Já que a cozinha é o lugar mais contaminado da casa é preciso ter precauções no preparo de refeições, principalmente das crianças, pois cerca de duas mil crianças morrem no mundo, todo ano, por conta de diarréia causada pela manipulação incorreta dos alimentos. Para isso é preciso que a população mude hábitos antigos, e deixem o errado de lado, por exemplo, “é errado colocar ovo em porta de geladeira, tem que colocar na parte interna; é errado lavar carne, porque aumenta o número de bactérias quando se lava; é errado deixar as frutas fora da geladeira, a única fruta que pode ficar fora da geladeira é a banana; é errado ficar com a espoja de lavar louça mais de uma semana; é errado dar mel de abelha para criança de menos de um ano de idade; é errado colocar cola na porta de geladeira; é errado colocar prendedor de roupa no saquinho de biscoito”, explica o Dr. Bactéria.
A dona de casa, Cleci Vasconcelos, tem muitos cuidados com sua casa e família para a prevenção de doenças causadas pelos germes e bactérias. “Se a gente não cuidar da higiene com certeza vai ficar doente tem que lavar bem as verduras, a louça, limpar bem a casa, lavar o banheiro com água sanitária, lavar e passar as roupas. A gente escuta e tem que ficar esperta, porque tudo é para o bem da saúde da família”, previne Cleci.
Assim é necessário ter cuidado com a higienização e segundo o Cirurgião cardiovascular e intensivista, Mário Araújo, “a maior fonte de transmissão das bactérias são as mãos”, por isso tem que ser muito bem higienizadas (veja o boxe a baixo), pois elas podem transmitir muitas doenças. As mais comuns são: no cérebro, meningite; nas vias aéreas, sinusite, faringite, laringite, amidalites e pneumonias; no coração, endocardite; no abdômen, peritonite; rins inflamados; e nos membros inferiores, erisipela. Além disso, “cada seguimento do organismo pode sofrer um processo infeccioso e ser ocasionado por uma bactéria, produzindo secreção purulenta no processo inflamatório local que precisa ser contido”, alerta o cirurgião. 
Para se prevenir de doenças causadas por bactérias tome as vacinas disponíveis para algumas doenças, evite alimentos com procedência duvidosa, proteja as vias aéreas se sabe que está doente e lave as mãos. Contudo é impossível não ser contaminado por bactérias, quanto mais se cria a criança dentro de uma bolha, mais doenças respiratórias ela vai ter, então a criança tem que ser criança, ter contato com a terra, para adquirir resistência as doenças. A maioria das coisas que você pega e come estão cheias de bactérias no queijo está cheio de microorganismo, assim como no iogurte, no vinagre, na sua boca tem muitas bactérias que protegem de outras bactérias de doenças. Nós convivemos com ela, mas não pode ter falta de higiene, é a falta de higiene que causa doenças”, finaliza o Dr. Bactéria.



Curiosidades respondidas pelo Dr. Bactéria

 Quem é a mais nojenta barata ou a formiga?
Às vezes a pessoa vai pegar um pedaço de bolo e vê uma formiguinha em cima,  não vai se desesperar tanto, porque ela é pequenininha e trabalhadora, mas se vê uma barata em cima ninguém come. Mas se você mata a barata, no dia seguinte, cadê a barata?  Sumiu, porque a formiga comeu, então se você comer a formiga você estará comendo a barata por tabela. Então a formiga é tão ou mais contaminante que uma barata, que uma mosca, que tudo.

O celular tem bactéria?
O celular é a terceira coisa mais contaminada, a primeira coisa é carrinho de supermercado, criança às vezes fica lá dentro; a segunda é teclado de computador e mouse. Para você ter uma noção celular é mais contaminado do que sola de sapato, porque a pessoa vai ao banheiro daí toca o celular e a pessoa atende, aí quando vai embora lava a mão, mas e o celular?

Como procede a limpeza nas mãos?
É aconselhável usar álcool isopropílico, não é álcool etílico que a gente compra e farmácia ou supermercado, o álcool isopropílico a gente compra em farmácia de manipulação. Você pega uma toalha bem leve e dá uma passadinha – o pessoal que trabalha na área de saúde é recomendável uma vez ao dia, pessoas que não são da área de saúde uma vez por semana é o suficiente.

Quantas vezes ao dia são recomendáveis lavar as mãos?
Se você lavar mais de oito vezes ao dia a quantidade de bactérias tende a diminuir, se você lavar mais de 25 tende a aumentar, porque você pode começar a comprometer a sua pele, então entre oito e 25 é suficiente para uma boa higienização.

De quanto em quanto tempo deve ser feita essa higienização das mãos?
Por exemplo, quando você está mexendo com carne crua, ao acabar de mexer lave as mãos; se for ao banheiro, lave a mão; acabou de chegar da rua, lave a mão; depois que brincou com o animal, lave a mão; vai comer, lave a mão; é preciso lavar com água e sabão, as unhas sempre bem aparadas e as pessoas da área da saúde e alimentação sem esmalte nas unhas.

Um comentário:

  1. excelente trabalho! vale ressaltar que, as bactérias nem sempre são as vilãs da história, porém faz - se necessário o conhecimento do lado malefico em que elas apresentam.
    gostei desse artigo!

    ResponderExcluir

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...