terça-feira, 25 de outubro de 2011

Olhos bem abertos: cuidado com a pressão alta!


Eduarda Rosa


A pressão arterial é denominada a partir da força em que o sangue faz quando ao sair do coração e for distribuído por todo o organismo. Essa pressão é considerada alta quando passa de 120X80. Antes de considerar-se uma pessoa hipertensa, este valor alterado deve persistir por diversos dias e em horários diferentes; além do paciente passar por exames médicos.
Além das causas hereditárias, ou seja, de família, a hipertensão está intimamente relacionada com o consumo excessivo de sal.
A melhor forma de evitá-la é diminuir a ingestão do sal, verificar a pressão pelo menos uma vez por mês, fazer exames de rotina uma vez por ano, praticar exercícios físicos, não fazer uso de cigarro, combater o stress.
O cirurgião cardiovascular, Mário Almeida Araújo, diz que se as medidas de prevenção fossem adotadas, diminuiriam 70% dos casos de hipertensão; pois todas as doenças que podem ocorrer após a descoberta podem ser severas, quando não há um tratamento eletivo. “Todas as doenças que vem depois são muito graves como o derrame ou AVC, essas podem deixar seqüelas, e o indivíduo pode perder a força para trabalhar, tanto intelectual quanto física”, alerta o cirurgião.
Procure uma unidade de saúde, farmacêutico ou um médico de sua preferência, faça um exame de rotina; prevenção é a melhor arma contra a hipertensão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...