sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aparelhos de MP3 põem em risco audição dos jovens, comprova pesquisa


Por Eduarda Rosa com informações Ex-Libris
A cientista israelense Chava Muchnik, que coordenou a pesquisa, afirma que uma geração inteira terá problemas precoces de audição Estudo da Universidade Tel Aviv (Israel), divulgado na revista científica International Journal of Audiology, revela que um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce como consequência do uso de tocadores de MP3.

Os cientistas israelenses analisaram os hábitos de jovens ao ouvir música e mediram os níveis de volume. Os resultados comprovaram o que médicos e especialistas já vêm alertando: iPods e outros dispositivos de MP3 podem ter efeitos nocivos à audição, no longo prazo.
O otorrinolaringologista, José Odayr Zangirolani, conta que alturas acima do recomendado em fones de ouvido podem antecipar a diminuição da capacidade auditiva. “Os fones podem fazer uma lesão do nervo auditivo. A pessoa tem que evitar sons acima de 80 decibéis, até 80 decibéis a gente sente uma sensação desagradável, mas é prontamente recuperável acima de 80 decibéis com o uso frequente, você passa a ter uma lesão, que é irreversível”, alerta Zangirolani.
Perda natural
A perda da audição também pode ser fisiológica, ao chegar aos 50 anos mais ou menos já existe uma perda progressiva. E essa perda acontece mais no homem do que na mulher, “nas mulheres ocorre com frequência a osteoporose e no homem a surdez, são doenças ligadas ao sexo. Mesmo que ele não tenha se exposto a barulhos intensos, não tenha trabalhado em oficina, cerraria, com motosserra ou com música alta vai ter perda auditiva”, explica o otorrino.
Para detectar a surdez são necessários testes, nos bebês o teste da orelhinha, e a audiometria, nos demais pacientes.
Limpeza
Para a limpeza no ouvido, Zangirolani, aconselha a não utilizar o cotonete, pois “ele empurra a cera para dentro, não remove, por isso deve ser usado apenas na parte externa, na orelha”. A alta ou baixa produção de cera não é uma doença, pois ela é uma proteção para o ouvido, assim produz um cheiro específico que evita a entrada de insetos.
Estudo
A primeira fase do estudo incluiu 289 participantes com idades entre 13 e 17 anos, que relataram o volume e a duração do uso dos aparelhos. Na segunda fase, foram feitos exames de audição em 74 desses jovens. Os resultados preocupam. Cerca de 80% dos jovens usam aparelhos de MP3 regularmente. Destes, 20%, utilizam o aparelho por mais de uma hora e menos de quatro horas. E 8% dos jovens ultrapassam o limite das quatro horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...