segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Uma pedra no caminho da evolução

       Ela é uma personagem que por muitos foi considerada de pouca importância, mas na realidade a pedra é um elemento de extrema importância na evolução da humanidade. Com ela fizemos o fogo, nos defendemos de predadores, fabricamos utensílios e até nos expressamos.

Rocha ou conhecida popularmente como pedra. Teve tanta importância para o homem que ganhou um período com seu nome: a Idade da Pedra, que foi marcada pela fabricação de objetos feitos de pedra, como machados, lanças, facas, martelos entre outros. E com esta tecnologia avançadíssima para a época, o homem também evoluiu, Darwin “via a elaboração de armas de pedra como importante para abrir o pacote evolutivo da tecnologia, bipedismo e tamanho do cérebro grande. A hipótese certamente refletia a noção predominante de que a vida era uma batalha e avanços eram obtidos com iniciativa e esforço”.
A partir dessa nova tecnologia e da evolução causada, o homem adquiriu varias outras habilidades, como:



Comunicação:
Através de desenhos nas paredes, pinturas rupestres, que mostravam o seu cotidiano. Hoje temos diversos tipos de meios de comunicação, desde impressos até internet; aprendemos a falar idiomas diferentes.


Fabricação de peles:
Com as armas feitas de pedra, eles puderam caçar animais maiores e tirar sua pele para fazer roupas para se proteger do frio. Hoje não só para proteger - se do frio, mas também para se vestir com estilo, andar na moda.





Controle do fogo:
Conseguiam as chamas batendo a pedra sílex (Flintstone, em inglês) com um cristal de pirita, com o fogo eles se aqueciam, cozinhavam alimentos, espantavam animais, endureciam pontas de lanças entre outros. Essa tecnologia mudou a vida do ser humano, lhe deu a oportunidade de experimentar um novo sabor dos alimentos, propiciou vantagens para seu corpo, mudou seus comportamentos e deu-lhe uma gama maior de energia. O fogo também é utilizado da fabricação de utensílios como panelas, copos, colheres, entre outros.


      As pedras também demonstram os sentimentos dos seres humanos, através da arte, como esculturas e pinturas rupestres; também testemunham as suas crenças, pois enterravam seus mortos e protegiam seus túmulos com pedras.
     Atualmente as pedras podem até ser taxadas como meras figurantes, enfeitando jardins, mas foi e é uma protagonista para a evolução do homem e da sociedade. 
Por: EDUARDA ROSA  e FILIPE  PRADO    

 

Saiba Mais

LEAKEY, Richard E. A origem da espécie humana / Richard Leakey; tradução de Alexandre Tort;coordenação editorial: Leny Cordeiro - Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

SZKLARZ, Eduardo, Fliststones de verdade, revista Aventuras na História: para viajar no tempo. Edição 75, outubro 2009, Ed. Abril, S. Paulo. P.36 a 41

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...