sexta-feira, 30 de setembro de 2016

“É preciso divulgar o conhecimento para a sociedade”, diz docente da UFRJ

Professor da UFRJ, Alfred Sholl-Franco
Eduarda Rosa
Com o curioso título “O Complexo do Ovo Rachado: A reconstrução da relação Universidade e Sociedade”, o docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alfred Sholl-Franco, ressaltou a importância de a Universidade “quebrar a casca de proteção” e divulgar os conhecimentos produzidos, na tarde desta quinta-feira (29), durante o  III Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPEX), realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O professor propôs a comparação entre o ovo e a Universidade. Ele disse que a função da casca é proteger, manter fechado o recipiente, para que algo se desenvolva e possa eclodir. Assim é o conhecimento produzido na Universidade, contudo em certo momento o ovo precisa rachar, precisa abrir, com isso também é preciso permitir a saída das informações, espalhar este conhecimento.
“No estágio atual da nossa sociedade o ovo pode corresponder as instituições acadêmicas e desta forma precisa-se que haja o nascimento, a saída deste conhecimento.   É hora desta criatura sair deste universo protegido e ir de encontro ao mundo, penetrar na sociedade, não é mais possível deixar este conhecimento restrito aos pesquisadores, aos laboratórios”, comparou.
Segundo o pesquisador, com o paradigma da sociedade atual, em relação ao compartilhamento de informações, não existe mais a desculpa que havia na Idade Média.  “Desta forma as tecnologias contemporâneas viabilizam a disseminação da informação.  E a sociedade exige cada vez mais, na qualidade de investidor, a satisfação de como e em que está sendo investido esse dinheiro.  Então este ovo rachado precisa abrir ainda mais para que a sociedade saiba do que está sendo produzido no âmbito acadêmico, pois a sociedade é a fomentadora e é quem dá as demandas. Porque se eu não produzo para a sociedade, eu produzo para quem? Pra mim?”, enfatizou.
III Enepex
O III Enepex é resultado da integração do 7º EPEX/UEMS e 10º ENEPE/UFGD. Esta edição é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec) da UEMS e tem como temática “O Impacto da Universidade na Sociedade”.
O evento, realizado até esta sexta-feira (30), na cidade universitária de Dourados, conta com cerca de 1,3 mil trabalhos inscritos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, e aproximadamente 1,8 mil participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...