terça-feira, 18 de outubro de 2016

UEMS implanta 11 Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão no Estado


Eduarda Rosa
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está em processo de implantação de onze Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepex) que serão referência em diversas áreas na Universidade, como educação, recursos naturais, linguagens, ciência animal, agronomia, saúde, engenharias, raça e etnia, em seis cidades de Mato Groso do Sul.
Os Cepex estão sendo implantados nas unidades da UEMS de Cassilândia, Aquidauana, Paranaíba, Campo Grande, Dourados e Naviraí e tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico dentro das suas linhas de atuação, criar ações voltadas prioritariamente ao desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul e da sociedade em geral.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciana Ferreira, os primeiros grupos de pesquisa da UEMS começaram a se formar em 2000, juntamente com os núcleos de pesquisa que foram induzidos pela instituição com o objetivo de agregar e fortalecer esses grupos, o que no decorrer desses anos foram amadurecendo e tendo visibilidade nas diversas áreas de pesquisa.
“A criação dos Centros de Pesquisa foi uma estratégia institucional para regulamentar os grupos já consolidados, com expertise reconhecida nas diversas áreas de conhecimento a fim de proporcionar autonomia de trabalho e visibilidade. Com a implantação dos Centros, os pesquisadores terão maior autonomia para participar de editais e captar recursos externos que demandam o status de um centro de pesquisa”, explicou.
Os Centros poderão ofertar cursos e programas de pós graduação, palestras, capacitação técnica, firmar parcerias e convênios com empresas, organizações não governamentais entre outros, “eles serão como organismos vivos. Nós quisemos, com isso, criar a identidade de referência das áreas”, ressalta a pró-reitora.
O funcionamento dos Centros proporcionará maior visibilidade da Universidade tanto na esfera estadual como nacional. “Com estes Centros estabelecidos conseguiremos impactar a sociedade com produção qualificada nas diversas áreas e com os cursos que serão ofertados. Os centros serão avaliados a cada quadriênio e no oitavo ano de funcionamento deverão ter aprovado um programa scricto sensu, o que possibilitará a criação de pelo menos 11 novos programas de pós graduação (mestrados ou doutorados), o que invariavelmente vai nos consolidar como Universidade pública de referência para o estado de MS”, destacou Luciana.
Cada Centro irá receber repasses anuais, como as Unidades universitárias e demais unidades administrativas, para a manutenção e custeio de suas atividades.
Para o vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, a principal missão dos Centros de Pesquisa é desenvolver ações que atendam diretamente as necessidades da população de MS. “Isso em todas as áreas do conhecimento, então estas ações devem ser norteadas pelo Plano plurianual do Estado e demandas específicas apresentadas pelos diversos segmentos da sociedade”, acrescentou.

Conheça os Centros:
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-Grossense (CEDESU)
Unidade: Cassilândia
Linhas de pesquisa: desenvolvimento agrícola, pecuário e florestal sustentável; e ciências ambientais, exatas, ensino e tecnologias sustentáveis.
O CEDESU tem uma importante função socioeconômica na região, desenvolvendo novas tecnologias, gerando informações e capacitando profissionais bacharéis e licenciados para desenvolver e estabelecer atividades sustentáveis sob os aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais na região do Bolsão Sul-Mato-Grossense, assim como fortalecer o ensino e a educação da região.

Centro de Estudos em Produção Vegetal (CEPROV)
Unidade: Aquidauana
Linhas de pesquisa: Manejo Fitossanitário em Sistemas de Produção; Tecnologias para a Produção Vegetal no Cerrado e Pantanal; e Manejo e conservação do solo e da água no Cerrado e Pantanal.
O CEPROV terá como área central o avanço em ciências e tecnologia na Produção Vegetal englobando profissionais de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, que atuam diretamente no cultivo de culturas como é o caso das olerícolas, frutíferas, florestas, forrageiras e grandes culturas (milho, soja, arroz, algodão, cana-de-açúcar, etc.). Esta área temática busca suprir a demanda pela produção agrícola, cultivo e manejo de pastagens e a horticultura; sendo os sistemas de produção acima supracitado, alicerçados em estudos de solos, de modo que os mesmos possam ser manejados e utilizados de forma sustentável.

Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED)
Unidade: Paranaíba
Linhas de pesquisa:  Educação Especial; Currículo, Formação Docente e Diversidade; História, Sociedade e Educação; Linguagem, Educação e Cultura
O CEPEED objetiva: articular com  a  graduação,  a  partir  de  incentivo  e  apoio na realização  anual  de  exposição  de  material  didático  desenvolvido  em  conformidade  com as necessidades  da  Educação  Básica,  com  desafios  envolvendo  Ensino,  Pesquisa  e  Extensão; formação  continuada  para  Educação  Básica,  com  cursos  presenciais  e  semipresenciais;  articulação  com  pesquisadores  de  Programas  de Pós-Graduação  nacionais  e  internacionais  para  parcerias  e  realização  de  trabalhos interdisciplinares, com o fito de  promover intercâmbio com outros grupos de pesquisa dentro e fora do país;   gerar trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado;  fortalecer  o  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação;  entre  outras  ações.

Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade  (CELMI)
Unidade: Campo Grande
A principal preocupação do CELMI é difundir as informações coletadas, publicar os resultados de pesquisas desenvolvidas por seus membros em livros e revistas especializadas, bem como fomentar o debate teórico metodológico, trazendo a público, em seminários, reuniões científicas e congressos nacionais e internacionais. Além disso, prima também pelo desenvolvimento de ações de projetos de ensino e de extensão articulados as temáticas de trabalho que vêm sendo desenvolvidas.

Centro em Excelência em Ciência Animal do Cerrado e Pantanal (CECA)
Unidade: Aquidauana
Área Temática Central:  Produção de Ruminantes, Monogástricos e Organismos Aquáticos nos Biomas Cerrado e Pantanal

Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Saúde (CEPES)
Unidade: Dourados
O CEPES tem por metas: colaborar com os cursos de graduação da área de Saúde da UEMS, os cursos lato sensu da área de Saúde ou temáticas afins e o Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde; Incentivar a realização de estudos sobre o  Estado  da  Arte  ou  Estado  do Conhecimento  para  contribuir  com  os  pesquisadores  nas  linhas  de  pesquisa, com observância aos temas de Educação em Saúde; Fomentar a construção de  parcerias  do  CEPES  com  Instituições  de  Ensino Superior e/ou centros de pesquisa; Estimular a realização de pós-doutorado no âmbito  do  Programa  de  Pós-graduação em Ensino em Saúde; Criar cursos e  oferecer  cursos  de  extensão  interdisciplinares,  envolvendo  as linhas de atuação do CEPES; Prestar serviços para a comunidade no âmbito da Educação em Saúde; entre outros.

Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA)
Unidade: Dourados
Estudos biológicos e ecológicos de diferentes grupos animais e vegetais e suas relações com o ambiente; estudos e caracterização das propriedades químicas, físicas e biológicas de produtos naturais, papel biológico e aplicabilidade; desenvolvimento de análises e materiais avançados aplicados ao diagnóstico e monitoramento dos recursos naturais.

Centro De Pesquisas em Materiais (CEPEMAT)
Unidade: Dourados
Linhas de pesquisa: Tecnologia dos Materiais; Desenvolvimento de novos materiais; Caracterização de Materiais; Reciclagem de materiais.
O CEPEMAT tem por finalidade o desenvolvimento e a promoção de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como ações de Assessoria e Consultoria para o fortalecimento e cooperação entre a UEMS e outras instituições públicas e privadas. As linhas de pesquisa prioritárias para o CEPEMAT serão aquelas que envolvam o estudo, desenvolvimento, caracterização e reciclagem de materiais.

Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidas e Desenvolvimento Sustentável (CEMAP)
Unidade: Aquidauana
Linhas de atuação: Desenvolvimento de pesquisas teóricas e aplicas em Gestão e Manejo de Áreas Protegidas; Educação Ambiental formal e não formal; Gestão e implantação do Geopark Bodoquena Pantanal com base na abordagem sistêmica e no desenvolvimento sustentável; Ecologia e recursos Florestais; Manejo de fauna e de recursos florestais; Desenvolvimento de pesquisas aplicadas e básicas relacionadas ao cultivo e biologia de organismos aquáticos com ênfase na sustentabilidade ambiental e em espécies de interesse econômico/ornamental. Gestão e manejo de Áreas Protegidas com ênfase no Desenvolvimento Sustentável como estratégia de atuação.

Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE)
Unidade: Dourados
O CEPEGRE tem como objetivo geral propor, subsidiar, articular monitorar e avaliar políticas públicas e políticas de ação afirmativa, ligadas às questões de educação, gênero e sexualidade, cultura, raça e etnia, com foco no processo de inclusão para o acesso, permanência e conclusão na Educação Básica e Superior. Visa ainda, por meio do diálogo e participação efetiva junto aos demais sistemas de educação, órgãos governamentais, não governamentais e Movimentos Sociais – local, regional, nacional e internacional - desenvolver estudos e ações na luta contra os processos de discriminação, racismo, homofobia, xenofobia, violência contra a mulher e demais formas de violências.

Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Químicas (CDTEQ)
Unidade: Naviraí
Linhas de pesquisa e atividades: Análise físicas, químicas e biológicas, investigação de materiais avançados, síntese e caracterização de novos compostos, identificação de substâncias naturais, estudo das potencialidades farmacológicas de novos compostos, análise de alimentos, identificação de compostos bioativos e funcionais, desenvolvimento de novos produtos alimentícios, recuperação de resíduos, entre outras linhas de pesquisa, atividades de extensão e prestação de serviços caracterizam a competência do grupo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação, além da formação de recursos humanos em vários níveis.
O grupo de pesquisadores   tem notória vocação para contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias dentro da Química, Engenharia e Alimentos, seja no âmbito regional ou em nível nacional, o que permitirá dentro de pouco tempo a internacionalização e cooperações com a iniciativa privada.

Para saber mais sobre os Centros, acesse: http://www.uems.br/cepex 

http://www.uems.br/noticias/detalhes/uems-implanta-11-centros-de-pesquisa-ensino-e-extensao-no-estado-091405 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...