quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Agricultores dão aula sobre agroecologia durante a SNCT da UEMS

Agricultores explicaram sobre o funcionamento do sistema agroecológico
Eduarda Rosa
Os agricultores da Feira Agroecológica do Parque dos Ipês, em Dourados, deram uma verdadeira aula sobre o sistema de produção agroecológico, nesta terça-feira (18),  na própria Feira, durante programação da 13ª Semana Nacional de Tecnologia (SNCT), que neste ano tem o tema “A Ciência Alimentando o Brasil” e objetiva aproximar a população dos conhecimentos gerados na Universidade e na produção alimentar do campo.

Participaram das roda de conversa produtores da agricultura familiar e representantes das comunidades Quilombola e indígena da região. De acordo com o professor, Adilson Crepalde, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), instituição organizadora do evento, o objetivo da roda de conversa era ouvir os produtores que vivem diariamente a produção de alimentos saudáveis e divulgar a feira.
“O evento possibilita a fala de atores sociais de diferentes partes da sociedade, para sabermos como produzem e como trazem para nós a possibilidade de ter acesso a alimentos mais saudáveis. Além de divulgar a feira, porque se a gente frequentar estes espaços e comer estes alimentos saudáveis os produtores vão produzir mais”, ressaltou Crepalde.
O agricultor familiar da comunidade Quilombola, do Distrito de Picadinha, Ramão Castro, enfatizou que é difícil produzir no sistema de agricultura orgânica, contudo segundo ele, o mais importante é produzir alimentos saudáveis.  “Primeiramente nós temos que aprender a ser parceiro dos insetos, com isto nós perdemos alimentos, temos que classificar os melhores para trazer para a feira. Pois produzir no sistema orgânico é aprender com a natureza, é produzir sem colocar um alimento com veneno no prato do consumidor, pensamos na saúde, na vida de quem vai se alimentar”, disse Castro.
Para Olácio Komori, produtor de café orgânico na região de Glória de Dourados, observando a natureza é possível aprender muito. “Quando vou ao supermercado presto atenção nas embalagens e comparo com as que a natureza produz, pois, por exemplo, a banana a natureza produz uma embalagem para ela que muda de tamanho de acordo com a necessidade; muda de cor conforme a validade, ou seja, a natureza criou uma forma que não precisa carimbar a data de validade; muda de aroma; e ainda pode ser reaproveitada como adubo. Então é uma embalagem eficiente que não encontramos fabricada no supermercado”, comparou.
Antônio Ribeiro, agricultor familiar e coordenador técnico da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), destacou a importância de se consumir produtos da agricultura familiar. “Nós oferecemos sabores, saberes e saúde e isto vocês veem na feira, antigamente os consumidores recebiam produtos feios e caros, hoje os produtos são bonitos e saudáveis, tudo isso vem do apoio das instituições de pesquisa, dos centros que atendem os agricultores. Na verdade trabalhar com agricultura orgânica nos traz felicidade, porque conseguimos viver harmonicamente com a natureza”, falou Ribeiro.
O indígena, Donizete Freitas Valério, produtor na Aldeia Jaguapiru em Dourados, agradeceu a receptividade dos consumidores da feira, “minha primeira experiência com feira foi aqui no Parque dos Ipês abriram as portas para nós, sem preconceito. Pois nós trabalhamos muito para ter bons produtos e aqui nós fomos bem recebidos, nossas propriedades estão de portas abertas para quem quiser conhecer”.
O produtor agroecológico, Antônio Weber, também contou a experiência de seu sítio, que desde 2007 passou a produzir fora do sistema convencional.  “Hoje  temos uma pequena agrofloresta, que é onde se produz pequenas culturas no meio de árvores, levando em consideração que o principal são as árvores frutíferas e as árvores nativas. Há uma convivência com pássaros e outros animais, esse é o objetivo que nós também tenhamos uma convivência mais harmônica com a natureza”, explicou.



SNCT
A programação da 13ª Semana Nacional de Tecnologia (SNCT) continua até domingo (23), confira:
Dia 19 – UEMS de Dourados
Às 19h – Atividade: Palestra “Educação, trabalho e lugar: a escola como espaço de produção de conhecimentos textualizados”. Convidado: Maurício Compiani (Unicamp). Local: Anfiteatro da UEMS.
Dia 19 – UEMS de Maracaju
Manhã e Tarde – Sessões do Planetário abertas à comunidade
Dia 20 – UEMS de Dourados
Das 9h às 17h – Mostra de Ciências para Estudantes de Escolas Públicas.  
Dia 20 – UEMS de Nova Andradina
Manhã e Tarde – Sessões do Planetário abertas à comunidade (em parceria com IFMS e Anhanguera)
Dia 21 – UEMS de Jardim
Manhã – Cursos de Formação de professores em Ciências e Sessões do Planetário
Tarde – Palestra “A história da Aeronáutica”
Noite – Conferência “As Oportunidades que a Ciência oferece”
Dia 22 – UEMS de Dourados
Manhã, tarde e noite - Exposição do Planetário, no Shopping Avenida Center
Dia 23 – UEMS de Dourados
Manhã, tarde e noite - Exposição do Planetário, no Shopping Avenida Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...