quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pioneiro no país, salão de beleza dentro de hospital em Dourados tem até clientela fixa

Salão de beleza no hospital é movimentado e atende o público interno e externo - Foto: Ademir AlmeidaSalão de beleza no hospital é movimentado e atende o público interno e externo - Foto: Ademir Almeida
Eduarda Rosa
A pessoa que procura um salão de beleza, como próprio nome já diz, quer ficar mais bela, arrumar o cabelo, a unha, depilar, enfim, se produzir. Estes estabelecimentos, normalmente estão em salões comerciais, shoppings, galerias e residências, mas em Dourados, um hospital particular inovou e trouxe estes atendimentos tanto para os funcionários como para os pacientes, acompanhantes e para o público em geral. Os valores são praticamente os mesmos cobrados 'na rua' e são oferecidos todos os serviços.
A ideia foi da diretora do hospital, Maria Isabel de Aguiar, que ouvia as pacientes gestantes reclamarem ao chegarem no local sem ter se arrumado.

“A mulher chega e fala ‘ah, eu vim para ter o bebê e não tive tempo de fazer a mão, pé, não arrumei meu cabelo’, e elas se sentem desconfortáveis por não estar apresentáveis. Então quando nós fizemos a reforma do hospital eu reservei este espaço para fazer a acomodação de um espaço de beleza, não só para atender as nossas funcionárias, funcionários, médicos, médicas, mas os clientes do hospital, visitantes, acompanhantes e pacientes”, explicou.
Maria Isabel reservou o espaço para deixar os pacientes e funcionários mais bonitos - Foto: Ademir AlmeidaMaria Isabel reservou o espaço para deixar os pacientes e funcionários mais bonitos - Foto: Ademir Almeida
O salão dentro do hospital funciona há cinco anos e foi o primeiro do Brasil, o do Albert Einstein de São Paulo só começou a funcionar no ano passado.
“No ano passado conheci Jacques Janine, um famoso cabeleireiro. Ele disse que ia montar o primeiro salão de beleza dentro de um hospital, no Einstein, daí eu falei, ‘negativo, é o segundo, porque o nosso já tem cinco anos de existência’. E ele ficou encantado, porque ele nunca tinha ouvido falar que tinha um salão dentro do hospital”, contou.
Quem aceitou comandar o salão, que é num espaço locado dentro do hospital, foi a cabeleireira, Sônia Petek, que se sente privilegiada por atuar com beleza no ambiente hospitalar.
Sônia tem o salão de beleza no hospital há cinco anos - Foto: Ademir AlmeidaSônia tem o salão de beleza no hospital há cinco anos - Foto: Ademir Almeida
“O hospital trata da saúde, e beleza nada mais é do que saúde. Se você esta bem com você, sua chance de melhorar é maior. Também atendemos nos quartos, para o pacientes que não podem descer. Existem os acompanhantes que descem para dar um ‘up’ rapidinho, além dos funcionários”.
A vantagem do espaço de beleza estar no ambiente hospitalar é que a esterilização dos materiais é a mesma feita nos cirúrgicos. Um fato curioso é que muitos homens com problema de unha encravada e que têm constrangimento de entrar em um salão vão até o salão do hospital sem problemas.
Uma fiel cliente de Sônia é a professora aposentada, Elisabete Azambuja, de 60 anos, “quando ela me disse que ia atender em um hospital eu falei ‘vá, porque vai dar certo, vai progredir muito”.
A cliente Elisabete Azambuja achou uma ótima ideia ter um salão dentro do hospital - Foto: Ademir AlmeidaA cliente Elisabete Azambuja achou uma ótima ideia ter um salão dentro do hospital - Foto: Ademir Almeida
O atendimento do salão também é feito dentro dos quartos - Foto: Ademir AlmeidaO atendimento do salão também é feito dentro dos quartos - Foto: Ademir Almeida
Ela confessou que antes nunca tinha visto um salão em um hospital, “é um grande passo para o hospital, principalmente, para os pacientes e acompanhantes, porque para o doente passar um batom, fazer uma maquiagem, se achar bonita, acho que isso é importante para o restabelecimento do paciente, ficar mais otimista”, ressaltou a professora.
Esse foi exatamente um dos pensamentos da diretora da unidade, “tudo que vem para melhorar a autoestima, melhora a recuperação, tudo está ligado. A autoestima esta liga ao setor emocional e a saúde acometida, porque primeiro você acomete o emocional para depois o físico, então é importante que exista este trabalho”.
Quem se sentiu melhor depois do atendimento de beleza foi a professora, Marilene Silveira, que estava acompanhando há uma semana sua filhinha de três anos. Ela utilizou pela primeira vez o salão do hospital e gostou, pois saiu de casa sem se preparar.
“Eu achava curioso, falava ‘quem que fica com o filho internado e usa o salão?’, mas dessa vez eu sai de casa correndo, sem lixa de unha, sem acetona, sem cortador de unha, sem secador, sem xampu, daí hoje desci ali e lavei o cabelo e falei: ‘para quem tinha curiosidade de saber quem usava o salão descobriu, eu sou uma que vou usar’ [risos], você fica mais limpa, mais higienizada para cuidar do bebê, além de ser rápido e prático, porque fica dentro do hospital”, disse a mãe.
O grande público do salão de Sônia são os próprios funcionários do hospital, que podem utilizar do serviço e ter os descontos em folha. A recepcionista, Priscila Esquivel, utiliza os serviços cerca de duas vezes por mês, “antes de trabalhar aqui eu não sabia que existia salão dentro do hospital, mas eu acho maravilhoso, porque deixa as funcionárias mais bonitas”.
Foto: Ademir AlmeidaFoto: Ademir Almeida
Publicado em: http://www.douradosnews.com.br/dourados/salao-de-beleza-no-hospital-se-sentir-bonita-o-ajuda-no-tratamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...