sábado, 23 de novembro de 2013

Dourados News comemora 13 anos de criação


Pioneiro em Dourados, o jornal virtual Dourados News completa 13 anos - Foto: Eduarda Rosa
Eduarda Rosa
Criado em 23 de novembro de 2000, por Primo Fioravante Vicente, o jornal Dourados Newscomemora 13 anos de criação neste dia 23.

Em uma época em que poucas pessoas tinham computadores e a internet era artigo de luxo, um visionário de 70 anos implantou em Dourados o segundo jornal virtual de Mato Grosso do Sul.
Primo Fioravante Vicente foi o idealizador do jornal - Foto: arquivo
Com o lema “Cidadania e defesa da Ecologia”, o Dourados News foi iniciado e no primeiro dia participaram, além de Primo Fioravante, os jornalistas Clóvis de Oliveira e Cérgio Ferraz. Nos dois primeiros anos se uniram a equipe José Antônio Coca do Nascimento, Carlos Ferraz Rodrigues e Andréia Medeiros Rodrigues.

No início era preciso explicar para as pessoas o que era um jornal on-line e muitas vezes o idealizar do News Douradense imprimia as matérias publicadas e distribuía nas ruas. “Um dia o Primo foi entregar um panfleto e o símbolo do jornal na época era um peixinho dourado, então um cara perguntou, ‘onde é o seu pesqueiro?”, lembrou-se do fato cômico o jornalista, Carlos Ferraz.
O jornal foi pioneiro e responsável por mudar a forma de ler da região da grande Dourados, “o Dourados News foi criado como um conceito novo de se ler uma notícia, objetiva e informativa, e toda criação é difícil, nós estávamos criando uma nova forma de ler a notícia online aqui na nossa região, pois em grandes centros isso já estava se consolidando. Mas aqui nacidade o Dourados News foi o pioneiro e foi através de nós que começamos a mudar a forma de obter e ler notícia e até do jornalismo, pois se passou a ter a notícia rápida, algumas até em tempo real”, disse a diretora administrativa do Dourados News, Andréia Medeiros.
O Dourados News acompanhou o processo de crescimento de Dourados, de uma cidade rural para uma cidade de serviços, uma cidade universitária. Também participou da consolidação da internet e inovou na forma de comunicar no município e na região. A agilidade e dinamismo do jornalismo virtual são algumas de suas características.
Antigo símbolo do jornal - Foto: reprodução
No primeiro ano, mesmo com a dificuldade da nova tecnologia, o jornal tinha uma média de três mil visualizações de página por dia, totalizando 35 mil por mês, 13 anos depois o Dourados News tem quase três milhões de visualizações mensais.
“O Dourados News representa muito para Dourados e Mato Grosso do Sul, representa o espaço, a informação correta, buscando levar notícias de Dourados para o mundo. O Dourados News hoje faz parte da história da cidade e isso mostra a sua importância”, finaliza Andréia Medeiros.
Revista Comemorativa
Para comemorar os 13 anos de criação, o site terá uma revista em edição especial que relembrará os 13 anos de existência do jornal. Ela deve ser lançada em breve e além de impressa será digitalizada e disponibilizada online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...