segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mesmo incomum, câncer de mama pode afetar os homens

 

Francisco Lopes Pessoa, de 77 anos, teve câncer de mama - Foto: Eduarda Rosa
Eduarda Rosa

Um homem a cada 200 mulheres. Esta é a proporção do câncer de mama em homens, que é mais raro, no entanto pode acontecer. Apesar de não ser muito divulgado, o câncer no tecido mamário também pode correr em homens.

E isto aconteceu com o aposentado, Francisco Lopes Pessoa, de 77 anos, que descobriu a doença no início deste ano. Apesar de sentir um “carocinho” no peito, que coçava muito, ele procurou um médico apenas três anos depois.
“Eu não sabia que homem poderia ter câncer de mama, se não teria ido ao médico antes, pois coçava muito, queria até cortar com a faca e tirar o caroço!”, contou Francisco.
O aposentado teve a mama retirada - Foto: Eduarda Rosa
Mas depois de consultar uma médica percebeu que o caso poderia ser grave, então foi encaminhado para outros médicos especialistas. “Foi bem rápido... fiz os exames, a biópsia, veio o resultado falando que era câncer maligno, então me internei e já operei no dia quatro de fevereiro”, lembrou.
O aposentado também relatou que a provável causa do câncer teria sido um machucado na mama, que a inflamou e depois disso é que apareceu o nódulo. Contudo o médico oncologista, David Infante Vieira, explicou que não existe nada na ciência que comprove que um trauma ou uma batida possa gerar o câncer, porém, lembra que ele é bem mais agressivo no homem, clique aqui para ver em vídeo a explicação.
Médico oncologista, David Infante Vieira - Foto: Eduarda Rosa
“Não há estudos que comprovem a causa de câncer de mama em homens, mas na mulher tem relação com os períodos em que fica mais exposta com o hormônio feminino – nuliparidade (não ter filho), menstruar muito cedo e menopausa muito tarde. Isso pode ocorrer também no homem, mas o homem quase não produz estrogênio, então é uma coisa que também não tem muita explicação”, ressaltou o médico.
Seo Francisco não quis esperar uma explicação, fez a cirurgia, todas as sessões de quimioterapia e aguarda os resultados de exames para a radioterapia. Ele tem a consciência de que o caso era grave “se não tivesse feito já estaria de baixo do chão”, contou.
O aposentado se recupera bem, se sente forte e corajoso, após enfrentar a doença, “tenho 77 anos, enfrentei o câncer e agora já posso voltar a capinar, porque não tenho paciência de ficar parado”, disse o bem humorado Francisco Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...