sábado, 5 de outubro de 2013

Câncer de mama em homens é mais agressivo; veja o vídeo


0:07 / 1:26

Homens também podem ter cancêr de mama


Eduarda Rosa


Apesar de ser comum em mulheres, o câncer de mama também pode ocorrer em homens, pois os dois têm tecido mamário.

Segundo o médico oncologista, David Infante Vieira, além de ser raro pode ser mais agressivo do que na mulher.
“Não existe explicação para essa agressividade maior, mas no homem a progressão dele é mais grave e aparecem mais e mais cedo metástases (formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra)”, explicou o médico.
Isto reflete no número de pessoas vivas depois de cinco anos. De cada 10 mulheres que descobriram um nódulo em estágio inicial, nove estarão vivas, mas se o mesmo ocorrer em homens a proporção é bem menor.
O oncologista ressalta que não existem números exatos, pois os casos são raros e não são frequentemente estudados.
O diagnóstico da doença é feito quando é encontrado um nódulo na mama, “no homem é muito mais fácil de perceber, porque não tem muita mama. Ele mesmo pode fazer o autoexame, apalpando e percebendo a presença do caroço que não tinha”, explicou.

A faixa etária de atenção é a partir dos 40 anos, tanto para homens quanto para mulheres. O tratamento é igual ao da mulher, depois do diagnóstico, é realizada a pulsão, a biópsia, cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...