terça-feira, 17 de julho de 2012

Música: os sons que embalam a existência do ser humano


 

André Matos é pianista desde os cinco anos - Foto: Eduarda Rosa
Eduarda Rosa
“Sem a música, a vida seria um erro”, Friedrich Nietzsche
Os sons embalam a vida do ser humano, o mundo sem sons é mais sombrio, sem graça, a pesar de o silêncio também ter seus momentos de valor. Seja no barulho do vento, o canto de um passarinho, o ronco do motor de um carro ou barulho de um telefone, os sons fazem parte do cotidiano e podem se transformar em músicas, que brindam nossa existência com belíssimos espetáculos.

A música pode ser gerada a partir da voz humana, de palmas, batidas em latas ou panelas, mas também a partir de instrumentos mais elaborados como violino, tuba, saxofone, flauta, violão, piano entre outros.
O piano em especial é um aprimoramento de um instrumento antigo chamado de cravo, sendo seu parente com mais tecnologias avançadas os teclados elétricos. Porém segundo o pianista André Matos, o piano acústico é insubstituível!
O piano acústico é aquele feito artesanalmente, perdeu espaço na década de 90, mas atualmente, assim como as modas, está voltando a ser utilizado e visto em casas, teatros, igrejas, salas de concerto e outros recintos. “Não quero ser saudosista em dizer que o piano é o único instrumento que vale, pois existem muitos instrumentos, o teclado por exemplo é muito bom, mas se eu puder optar sempre vai ser pelo piano. Pois o acústico é insubstituível, o violão, o violino, todo o instrumento acústico, assim como a voz humana, sempre vai soar um diferente do outro, é uma identidade e o acústico tem isso, mas odigital não tem, é mecanizado”, disse o pianista, André Matos.
 
Foto: Eduarda Rosa
Ele que começou a estudar piano aos cinco anos, hoje com 27 fez da música seu trabalho, seu lazer, sua vida. Para o pianista, que também é professor de música e regente de coral a música é “a concretização de um sonho que se realiza todos os dias, é o conceito da minha vida e expressão, porque se eu estou feliz eu me comunico com música, quando estou triste também, se as coisas vão bem eu faço música, se eu estou mal também tem música para esses dias, é o meu trabalho, é onde eu curo os meus anseios, não tenho como eu diferenciar a minha rotina da música. É algo que sempre esteve no meu coração, ninguém me mandou estudar música, eu vi e já quis”.
O músico não é alguém em um pedestal, afastado dos mortais, é uma pessoa normal, mas com o coração mais sonhador, escuta diferente, age diferente, mas vive na realidade, afinal não há como fugir.
Matos ressalta que não é músico só quem é formado, “quem toca, não importa o quanto, seja apenas dois acordes ou três, já é músico, já está fazendo música, não importa a formação. Músico é quem faz música seja ela simples, elementar, inicial ou avançado e profissional, não importa!” diz ele.
Gostar do que faz é essencial para qualquer carreira de sucesso, algumas vezes mesmo um bom salário não traz a felicidade desejada. “Hoje mais que tudo a sociedade só pensa no salário, não importa se vai ter depressão, não importa se vai sofrer, o que importa é estar bem no bolso, o resto não importa”, reflete o músico.
A carreira de músico muitas vezes foi duvidosa até para algumas pessoas próximas, mas agora é realidade na vida de André Matos, pois vive de música, mas é preciso ter muita disciplina, dedicação ao instrumento e aos estudos para se aperfeiçoar cada vez mais.
Foto: Eduarda Rosa
Na profissão de músico existem várias vertentes que podem ser seguidas, como por exemplo, produtor de concepção e design, backing vocal, cantor, músico de turnê, músico fixo, compositor, arranjador, existem muitas opções, dá para fazer tudo, mas normalmente descobre-se o que mais gosta de fazer.
A música além de ser profissão e lazer pode ser utilizada como instrumento benéfico na formação educacional da criança, ajudando na concentração, na percepção, na atenção, no comportamento e cognição. “Se não fosse a música eu não sei se teria concluído meus estudos regulares, porque eu tinha muita dificuldade com matemática e algumas matérias da música são matemática, então eu mudei muito, talvez minha história fosse outra se não fosse à música”, lembra o professor de música.
“Eu recomendo música para todos, não só para quem está mal na escola, mas para quem está mal consigo mesmo, está com o coração pesado, pois a música alegra os meus dias. Porque não é uma coisa fria, mecânica, não é uma ciência exata, ela mexe com os sentimentos humanos!”.
O professor de piano ensina desde crianças de cinco anos até idosos e enfatiza que não é difícil aprender a tocar. “Existe gente que fala ‘ah eu não sei nada’, mas não existe gente que seja avessa a música, porque eu penso que ninguém inventou a música, então ela está dentro de nós. Se alguém ainda não descobriu, tem que descobrir, porque esta lá guardada ou enferrujada, mas está lá, ela mora dentro de cada um!”, reflete o pianista.



Originalmente publicado em : http://www.douradosnews.com.br/cultura-lazer/musica-os-sons-que-embalam-a-existencia-do-ser-humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...