domingo, 17 de junho de 2012

Jornalistas do Dourados News destacam-se no Intercom com documentário sobre a Feira da rua Cuiabá


Eduarda Rosa e Marcela Alves recebendo o prêmio das mãos do coordenardor do curso de jornalismo Bruno Barreto - Foto: Ademar Lima

Nicanor Coelho
A tradicional feira livre da Rua Cuiabá de Dourados foi tema de um radiodocumentário vencedor do Expocom, realizado no XIV Intercom Centro-Oeste - Congresso Regional de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste, realizado de 7 e 9 de junho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande.

O documentário em áudio foi produzido pelos acadêmicos de jornalismo da Unigran, sendo dois integrantes da equipe do DouradosNews, os jornalistas Eduarda Rosa e Osvaldo Duarte, juntamente com a acadêmica Marcela Alves, no final de 2010, durante o 2º ano de curso de Comunicaçao Social, Habilitaçao Jornalismo, na disciplina de Radiojornalismo, orientada pela Professora Gabriela Mangelardo.
O Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) que ocorre anualmente em três etapas: local, regional e nacional. Os trabalhos classificados, como foi o caso do radiodocumentário, serão aptos a participar da EXPOCOM Nacional, durante o XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 03 a 07 de setembro de 2012, na Unifor, em Fortaleza, Ceará.
Confira o radiodocumentário:

Quarta-feira, 13 de Junho de 2012
Acadêmicas de Jornalismo recebem prêmio em congresso

Eduarda e Marcela com o coordenador do curso Bruno Barreto
Já imaginou apresentar um trabalho, realizado em sala de aula, em um congresso e ainda ganhar como melhor trabalho do Centro-Oeste? Foi isso que aconteceu com as acadêmicas Eduarda Rosa e Marcela Alves do 7º semestre de Jornalismo da UNIGRAN. As estudantes apresentaram o trabalho na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, o Expocom, durante o Intercom Centro-Oeste, realizado em Campo Grande.

O trabalho premiado foi um radiodocumentário sobre a feira livre de Dourados chamado “Feira livre de Dourados: uma história cheia de sons, cheiros e cores”, realizado na disciplina de Radiojornalismo. As acadêmicas se surpreenderam com a premiação, “foi uma surpresa, pois tínhamos um forte concorrente, um radiodocumentário super bem produzido que falava dos negros no Brasil”, conta Eduarda.

Conforme Marcela a premiação é um incentivo, “é interessante saber que nosso trabalho está sendo reconhecido, que foi bem produzido, que agradou aos jurados. E ainda ouvir os comentários de quem estava presente na hora da apresentação dizendo que gostou”. Segundo Eduarda neste ano a avaliação foi mais democrática, “pois não era uma banca presencial, eram várias pessoas do país”.

Além do radiodocumentário vencedor, elas apresentaram mais dois trabalhos durante o congresso, “apresentamos um artigo científico, sobre a participação do cidadão nos processos comunicativos, que hoje é chamado de cidadão repórter, e também um jornal-mural”, lembra Marcela.

As alunas puderam aproveitar para participar das oficinas, “as oficinas trazem temas atuais, coisas relacionadas ao esporte, mídia, a internet, então tudo vem para somar. Na oficina debatemos e vemos como as pessoas enxergam estes tema e ainda temos a oportunidade de praticar junto com elas”, finaliza Marcela.(FC)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...