segunda-feira, 4 de junho de 2012

Feira do Empreendedor: Pequenos produtores aprendem a fazer de seu sítio uma propriedade autossustentável


Sítio Senhora Oportunidade - Foto: Eduarda Rosa
Eduarda Rosa
O “Sítio Senhora Oportunidade” é um dos espaços mais procurados na Feira do Empreendedor, que está acontecendo pela primeira vez em Dourados. O sítio é uma mini propriedade rural autossustentável, ou seja, que se sustenta sozinha. Nela há propostas inovadoras para que se aproveite tudo que é produzido no espaço, por menor que ele seja.

As propostas de reaproveitamento estão desde a sede da propriedade, que capta toda a água da chuva, em caixas d’água, e a reaproveita, além de plantação de árvores frutíferas. Também no manejo do gado com um sistema de pastagens rotativas e cercas elétricas alimentadas por energia solar; silvicultura ou produção de eucalipto, onde se podem ter pastagens e árvores, em que a madeira pode trazer mais renda e as árvores proporcionarem mais sombra aos animais, além de pequenas florestas quem têm por finalidade manter o estresse calórico do gado.
Horta em sistema orgânico de integração (em forma de mandala) - Foto: Eduarda Rosa
A sala de ordenha também é destacada, pois segundo o consultor do Senar ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Eurípedes Júnior, o leite deve ter qualidade desde a retirada até chegar à mesa do consumidor. Do gado também se aproveita o esterco, que vai para a horta em sistema orgânico de integração, onde também são criados frangos que produzem mais estercos orgânicos.
 
Produtores rurais, Roberto Miguel e Ilse Luft - Foto: Eduarda Rosa
O casal de pequenos produtores rurais, Roberto Miguel e Ilse Luft, já produzem em sua sitioca culturas orgânicas, ele admirou o sistema de produção em forma de mandala e disse que esse sistema é muito eficiente, pois aproveita todos os espaços da propriedade. “Tenho procurado o consultores do Sebrae para aprender mais, pois nós olhamos um sistema em miniatura, mas que a gente pode implantar. Inclusive já peguei uma dica para montar um viveiro de mudas em minha sitioca!”, disse o pequeno produtor.
O consultor do Senar, Eurípedes Júnior, complementa que “tudo o que é produzido dentro do sítio é processado na própria propriedade e é vendido no mercado consumidor pelo produtor rural, para os grandes centros. Tudo pode ser reaproveitado até o cabelo do milho pode virar artesanato e as frutas das árvores da sede, doces para venda”.
A Feira do Empreendedor acontece até às 22h deste domingo (03/06), no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, ao lado da Prefeitura.
Artesanatos feitos com produtos do sítio - Foto: Eduarda Rosa



Confira mais fotos da Feira: 































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...