segunda-feira, 18 de junho de 2012

Flora dos ipês deixa Dourados mais colorida



Eduarda Rosa
Dourados já começa a ficar mais enfeitada com a floração dos ipês-rosa, que estão em várias regiões da cidade. A árvore conhecida cientificamente porTabebuia heptaphylla, nativa da América do Sul é adaptada a viver em regiões tropicais e subtropicais.

Sua época de florescer e colorir a cidade é de Maio a Setembro. E não é só da cor de rosa, nas mais de 120 espécies as cores variam e podem ser amarelas-ouro, brancas ou roxas.
Pode chegar a mais de trinta metros de altura e sua madeira é preciosa, considerada de lei, por ter resistência, ser dura e flexível. É procurada por ter propriedades medicinais tanto em sua casca como entrecasca e a folha, que podem ser utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos. São consideradas também como antidiarréicas, anti-inflamatórias, anti-infecciosas, antitumorais, febrífugas e cicatrizantes.
Assim, Dourados homenageia esta árvore que era a Árvore Nacional e, sua flor, a flor do símbolo nacional, antes de perder o título para o Pau-Brasil, em 1976, com o tradicional Parque dos Ipês, que é todo arborizado com essas plantas, que o nomeiam.
Fotos: Eduarda Rosa
 
Fotos: Eduarda Rosa
 
Fotos: Eduarda Rosa
Fotos: Eduarda Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...