segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Reitor apresenta projetos da UEMS para o Ministro da Defesa

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 07/12/2015
Ministro e reitor junto a equipe da UEMS
Na manhã desta segunda-feira (07), o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos Costa, apresentou ao Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, os projetos da Universidade que podem cooperar no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). A exposição ocorreu na Brigada Guaicurus em Dourados, onde o Ministro conheceu o projeto Sisfron.
O reitor colocou a Instituição a disposição do Ministério da Defesa e do Exército nas áreas de geração de conhecimento e capacitação de pessoas à serviço da sociedade. “Nós temos capacidade instalada na nossa Universidade e poderemos contribuir, por exemplo, na área da agropecuária, de defesa sanitária e ambiental; por meio também do Grupo de Estudos de Fronteiras  (Geofronter), que tem desenvolvido ações nas áreas de estudos de territórios, com parcerias com universidades do Chile, Paraguai e Argentina. Outra contribuição, será por meio do convênio da UEMS com duas universidades da República Tcheca (país que é referência mundial no gerenciamento de catástrofes), nós queremos trazer esta tecnologia para o MS, para estudarmos a metodologia de utilização e disponibilizarmos aos nossos parceiros”, explanou o reitor.

O Ministro da Defesa parabenizou a todos os envolvidos no Sisfron e disse que este é um projeto estratégico e essencial para o país. “Cumprimento aos reitores e representantes das instituições de ensino pela integração e esforço de defesa e trabalho de pesquisa e extensão das universidades do MS. O exército tem a função primeira de defender o país, mas também tem a social que ajuda a construir e desenvolver o Brasil. E para esta missão, as universidades são muito importantes!”, enfatizou Aldo Rebelo.
O General da Brigada Guaicurus de Dourados, Rui Yutaka Matsuda, destacou a importância da parceria com as universidades e outras instituições de ensino, e ressaltou sobre a importância da UEMS na primeira ação de capacitação e inclusão social dos soldados da Brigada. “A contribuição da UEMS em específico está sendo sensacional, 100% dos nossos recrutas acabaram um primeiro curso experimental de informática básica, 45 dias para cada um. É a primeira vez que todos eles passaram por um curso deste, gratuito e com o empenho da Universidade Estadual. Este é só um primeiro passo para podermos desenvolver vários outros projetos para trazer valor para a sociedade”.
De acordo com o vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, a visita do Ministro é importante para que ele conheça o projeto de perto “sabendo o que está sendo executado e as instituições que são parceiras o governo pode garantir o aporte financeiro e o apoio político necessário para que o projeto cresça ainda mais. Pois o Sisfron é um ganho não só para a segurança pública, mas para muitas outras áreas da sociedade”. 
O grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA) da UEMS também apresentou ao Ministro as propostas de pesquisas de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o projeto Sisfron. O GPCA promove a transferência de conhecimento acadêmico por meio de apoio à inovação, ao empreendedorismo, à implementação de práticas eficientes e às melhorias de processos e de recursos humanos objetivando fomentar a ciência e tecnologia na região da Grande Dourados. As pesquisas que a UEMS pretende desenvolver junto ao programa federal são voltadas, principalmente, para a área de informática, como Arquitetura de Computadores, Biodiversidade e Biologia Computacional, Redes Complexas, Inteligência, Geoprocessamento, Computação Gráfica. 
A UEMS - juntamente com a UFGD, o Instituto Federal, a Receita Federal, a Polícia Federal, Sest, Senat, Senai, Senac, Iagro, Ibama e Polícia Rodoviária Federal - faz parte do projeto do Polo Sisfron de Desenvolvimento de Inovação, que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.

Publicado em: http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/reitor-apresenta-projetos-da-uems-para-o-ministro-da-defesa-153130

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...