terça-feira, 21 de janeiro de 2014

No 'estilo antigo', pequeno comércio funciona há 55 anos no Centro de Dourados

Casa Americana” foi fundada em 1959 pelo libanês, Hassen Mustafá, sogro de Maria Adahir - Foto: Ademir Almeida
Eduarda Rosa
Mesmo em meio a grandes redes de lojas de confecções que oferecem inúmeras formas de pagamentos e opções, uma pequena loja permanece há 55 anos no centro de Dourados. Ela é a “Casa Americana” e está no mesmo local desde 1968.

Em 1968, Mirche Mustafá - marido de Maria -
passou a tomar conta da loja - Foto: reprodução
A loja hoje é administrada por Maria Adahir Machado Mustafá, depois da morte de seu marido, Mirche Mustafá, mas foi fundada pelo seu sogro, Hassen Mustafá, em 1959, e após sua morte passou para seu filho – marido de Maria - em 1968.
A “Casa” vende botinas, sapatos, chinelos, malas, cintos, confecções e chapéus, tem como público principal o masculino e continua com aparência de lojas do meio do século passado.
Maria Adahir lembra que seus sogros casaram-se e vieram do Líbano para o Brasil, em Minas Gerais tiveram os filhos e em 1959 mudaram-se para Dourados, onde se instalaram e abriam o comércio.
“Antigamente a loja era maior e tinha mais coisas, eram malas, chapéus, armarinho ( tecidos e materiaisde costura), porém depois que ficamos mais ‘de idade’ e que meu marido morreu, diminuímos o espaço e os produtos. Hoje vendo só peças masculinas, pois as femininas são muito de moda – só tenho algumas saias”.
A loja foi criada em um tempo em que havia poucos comércios que vendiam roupas prontas em Dourados, “a gente vendia muito, pois naquela época as pessoas mandavam fazer roupas, então tinha muitas lojas de tecido. Acredito que as grandes lojas não atrapalharam muito, porque cada um tem seu estilo de se vestir. Temos clientes muito antigos à maioria é de fora, das cidades vizinhas, dos bairros”, disse ela.

Rivaldo Cândido Resende é cliente há 22 anos do comércio - Foto: Ademir Almeida
O comércio tem clientes fiéis, um deles é Rivaldo Cândido Resende, 60 anos, que começou a comprar no local quando tinha 38 anos. “Aqui não é caro, porque a mercadoria é boa, dura. Já faz três anos que eu comprei uma calça, quando o marido dela ainda era vivo e a calça está novinha”, conta ele, mostrando a calça que estava usando.
O contato direto com os donos da loja cativa os clientes, “os que não morreram continuam vindo, às vezes vem filho, neto. Nossos produtos são de couro, os chapéus são originais, todo dia vendo um. Tenho um cliente que deve ter mais de 20 chapéus, porque todo mês ele vem aqui e leva um”, disse a proprietária.
Sobrevivente em seu estilo de ser e vender, a Casa Americana é um dos poucos comércios douradenses que viu a cidade crescendo ao seu redor.
A Casa Americana fica na Av. Marcelino Pires, 1286, Centro.
Ads by PlusHD.3Ad Options
Maria administra a loja depois da morte do marido, há três anos - Foto: Ademir Almeida

http://www.douradosnews.com.br/dourados/pequeno-comercio-funciona-ha-55-no-centro-de-dourados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...