sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Desconhecido, hino a Dourados por pouco não foi 'trocado' em concurso

O maestro, Adilvo Mazzini, fez a pesquisa sobre o hino - Foto: Ademir Almeida
Eduarda Rosa
“Sob um céu de alvorada fagueira, / Surge a terra de amor e afeto; / Eis Dourados, vibrante, altaneira, / Nosso berço, rincão predileto.” Esta é a primeira estrofe do Hino a Dourados e pode-se perceber em atos públicos, como sessões da Câmara de Vereadores, em que o hino é cantado, que grande parte das pessoas presentes desconhecem-no.

O Hino a Dourados é uma música de José de Oliveira Silva, com a letra de Armando da Silva Carmelo e foi declarado em 21 de dezembro de 1973, com a lei nº 857, de autoria do presidente da Câmara na época, Américo Monteiro Salgado.
Contudo era praticamente desconhecido até 1985, tanto que no ano anterior foi feito uma gincana para a criação de um hino para Dourados.
Foi o maestro Adilvo Mazzini que descobriu por acaso a partitura do hino, com o número da lei. “Chegou às minhas mãos a partitura, achei estranho e quando saiu no jornal que Dourados possuía um hino, eu fui até a Câmara para ver a lei que já existia”.
Quem havia ganhado o concurso da música que seria o “Hino a Dourados” foi o atual deputado Laerte Tetila, e com a descoberta do hino oficial a música ganhadora teve seu título alterado para “Canção à Dourados”.
“A partir do momento que eu descobri que existia a lei eu fui a câmara, achei a lei, mas não achei a partitura. Falei, está errado isso, como vocês registram um hino sem partitura? Isso era no final de 1984. No começo de 1985 a banda da 4º Brigada da Cavalaria Mecanizada de Dourados estava tocando e com ajuda do tenente Silas Viana e do sargento Adão Alves Filho foi feito um arranjo fabuloso”, contou o maestro.
Em homenagem ao cinquentenário de Dourados, a gravação aconteceu no dia 23 de novembro de 1985 com as vozes do Coral Santa Cecília (Centro Cultural Guaraoby) e do Coral do Seminário Teológico Batista Ana Wolleman.
Hino original
letra e música são datadas de 1973, sendo que a letra original não é a que esta no hino atual, porque o autor Armando da Silva Carmelo escreveu uma poesia à Dourados, porém, ela não se encaixava com a música, então algumas palavras foram modificadas.
“Ele escreveu uma poesia em determinado momento e houve uma preocupação do presidente da câmara na época Américo Monteiro Salgado de ter um hino, então ela foi musicada”, explicou Mazzini.
Hino à Dourados - Foto: Ademir Almeida
Civismo
O maestro ressalta da importância de se saber o hino da cidade onde se vive, “esta se perdendo muito está parte cívica, acho inaceitável até que um cidadão da cidade não conheça seu hino. Faz parte da constituição de um cidadão se não souber cantar, ao menos ter o conhecimento do hino, saber que ele existe, saber que é bonito, por sinal. Não se diz que seja fácil, acho que a música é um pouco complicada, para se cantar bem tem que ser trabalhada. Mas é um hino bonito, bem feito”.

Eu não vejo com bons olhos não se saber o hino da própria cidade, eu acho isso um desperdício.

— Adilvo Mazzini, maestro

Antes de se aposentar, Mazzini realizou um trabalho sobre hinos em escolas de Dourados e teve bons resultados, “as crianças apreendiam rapidamente! Aí um dia eu estava em frente ao Correios e chegou um menino, se apresentou e falou eu que tinha dado aula para ele. Falou assim: ‘quer ver como eu não esqueci do que o senhor ensinou ’ – ele subiu na rampa que tinha, se colocou em posição de sentido e cantou todo hino nacional – um garoto de 9 anos. Eu até emocionei! É possível, é só ter boa vontade”, finalizou.
Vídeo :http://www.youtube.com/watch?v=j1BFka8JrJ8&hd=1

Hino de Dourados ou Hino à Dourados

Sob um céu de alvorada fagueira,
Surge a terra de amor e afeto;
Eis Dourados, vibrante, altaneira,
Nosso berço, rincão predileto. /
Sob um céu de alvorada fagueira,
Surge a terra de amor e afeto;
Eis Dourados, altaneira,
Nosso berço, predileto.
Eis Dourados, altaneira,
Nosso berço, predileto.
/
Estribilho: (2 vezes)
Eis Dourados cintilante
De labor e anseios mil
No futuro confiante
Lindo Oásis do Brasil.
Eis Dourados cintilante
De labor e anseios mil
Jóia brilhante - do Brasil
/
Seu passado vai longe com glória
Da esperança foi sempre uma flor,
O seu nome desponta na história
Com beleza, com paz e amor!
/
Seu passado vai longe com glória
Da esperança foi sempre uma flor,
O seu nome, na história
Com beleza - Paz e amor!
O seu nome, na história
Com beleza - Paz e amor!

Estribilho: (2 vezes)

http://douradosnews.com.br/dourados/desconhecido-hino-de-dourados-por-pouco-nao-foi-trocado-em-concurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...