sexta-feira, 7 de junho de 2013

Em média, 4 veículos são furtados por semana em Dourados


A principal causa dos furtos é o descuido dos próprios proprietários - Foto: Eduarda Rosa
Eduarda Rosa

Dados repassados pela polícia apontam que de janeiro até ontem (6), foram registrados furtos de 94 veículos em Dourados, sendo mais de 60% motocicletas - num total de 58 - e 36 carros. Esses números mostram que em média quatro veículos são furtados por semana na cidade.

Em comparação ao mesmo período do ano passado a média fica estável, foram 95 em 2012.
De acordo com o delegado regional da Polícia Civil de Dourados, Antônio Carlos Videira, a falta de atenção dos próprios donos dos veículos é a maior causa dos furtos.
“A falta de cuidado, principalmente, com as motocicletas tipo Biz, em que a pessoa esquece a chave no baú, ou deixa no contato da moto ou do carro facilita muito a ação dos criminosos. Alguns ladrões disseram que não tinham a intenção de furtar, mas iam passando de bicicleta, viram a chave na moto, não passava ninguém, então resolveram levar a moto para casa”, contou o delegado.
Os veículos furtados servem como moeda de troca por droga no Paraguai, “por isso o DOF (Departamento de Operações de Fronteiras) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) estão intensificando o policiamento nas rodovias e estradas vicinais que dão acesso ao Paraguai. Com isso estamos conseguindo manter a mesma média do ano passado, mesmo com o aumento da frota de veículos”, disse.
O delegado alerta para que pessoas que deixam seu veículo próximo local de trabalho por muitas horas seguidas devem instalar um sistema de segurança ou deixá-lo em um estacionamento, “se não puder deixar dentro de um estacionamento é necessário colocar cadeado ou outro dispositivo de segurança que dificulte a ação dos ladrões”.
As motos mais furtadas são as de 125 a 250 cilindradas, principalmente os tipos Biz e Titan. Já os carros, são os mais velhos, cujo sistema de segurança não funciona, não têm alarme ou os vidros abrem com facilidade.
Mais de 50% dos veículos furtados são recuperados na periferia da cidade, em aldeias indígenas, em assentamentos ou próximo ao Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...