quinta-feira, 6 de junho de 2013

Em Dourados internautas viram críticos gastronômicos no Facebook

O Facefood é um grupo no Facebook
Eduarda Rosa
Antes do advento da internet e das redes sociais para se fazer uma crítica gastronômica eranecessário que um entendedor no assunto fosse a um estabelecimento, degustasse as comidas e depois escrevesse o que achou para um determinado jornal, normalmente impresso.

Hoje esse processo não é mais necessário, pois o próprio cliente pode tirar uma fotografia com o celular no momento em que estiver experimentando a comida e dali já postar comentários sobre o atendimento, preço, higiene e sabor da refeição.
E em Dourados mais de 3,5 mil pessoas participam do “Facefood”, que é um grupo do Facebook onde os participantes comentam sobre os restaurantes que frequentem. O grupo foi criado pelo jornalista André Mazini, em setembro de 2012, e recebe cerca de 400 novos membros por mês.
A crítica normalmente é acompanhada de uma foto do prato e a avaliação - Foto: reprodução/facefood
O objetivo do grupo, segundo o jornalista, é intermediar o relacionamento entre clientes e estabelecimentos, “é contribuir para que o setor gastronômico melhore na região, especialmente no que se refere ao atendimento, área que ainda fica a desejar em muitos locais. Com as avaliações dos membros do grupo, os donos dos estabelecimentos conseguem ter um panorama importante sobre os pontos que precisam melhorar e isso é bom para todos os lados”.
O grupo também é uma forma de indicar lugares para pessoas que se mudaram para a região e não conhecem locais para fazer uma boa refeição.
A principal regra para participar do grupo é a proibição de postagens de propagandas de formas diretas como folders, cartazes, promoções para o público em geral, e até mesmo postagens onde o empresário (ou familiares, funcionários e amigos) “elogia” seu próprio estabelecimento. “Essa regra, além de deixar o grupo funcionando de maneira mais limpa, gera uma confiança para os usuários, pois eles sabem que quando há indicações positivas é porque a pessoa realmente foi lá, experimentou e gostou”, ressaltou Mazini.
Em breve estará no ar o site www.guiafacefood.com.br, que terá como proposta organizar o lazer gastronômico em Mato Grosso do Sul. “A ideia é mapearmos os estabelecimentos de Dourados e futuramente do Estado por tipos de comida, faixa de preço, ambiente para crianças e etc. Dessa forma, os consumidores terão uma autonomia maior para escolher os estabelecimentos que mais os agradem de acordo com a possibilidade de cada um. É importante destacar que o site Guia Facefood continuará priorizando as críticas dos consumidores sobre cada local. Estamos estudando um sistema de ranking por estrelas, que levará em conta a avaliação dos clientes na pontuação de cada estabelecimento”, anunciou André Mazini.
A ideia também já está começando a funcionar em Campo Grande, Pirassununga (SP) e em breve Florianópolis (SC), administrado por parceiros que gostaram da ideia e resolveram levar até essas cidades voluntariamente.

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