terça-feira, 24 de maio de 2011

BICICLETA sinônimo de Saúde, Prazer, Esporte, Alegria...

Por Eduarda Rosa

   Duas rodas, pedais, equilíbrio e força nas pernas. Esses são os in­gredientes para se desfrutar do ventinho gostoso no rosto que o andar de bicicleta proporciona.
   
  E as crianças logo querem sentir isso, apesar da dificuldade para se equilibrarem na pequena bicicleta, muitas vezes é necessário o apoio dos pais, que seguram na parte de trás do banco, para que consigam andar sozinhas. Mesmo com tom­bos e machucados elas não desistem.
  
 Algumas gostam tanto que come­çam a praticar como esporte, e daí a coisa se torna séria. Muita discipli­na e treinamento para obter resulta­dos e alcançar as altas velocidades e pódios do ciclismo profissional.


   Mas outras que tiveram entusias­mo similar quando crianças acabam deixando sua bicicleta no passado, e muitas vezes todos os outros tipos de exercícios também. Tornam-se pes­soas sedentárias e com problemas de saúde, quando se aventuram em serem atletas de fim de semana logo voltam com lesões e/ou hematomas.    Ah, se eles soubessem que aquela an­siedade e desejo de aprender a andar de bicicleta quando criança seria a solução de tanto dos seus problemas agora... Pois ao andar de bicicleta seus músculos se fortalecem, den­tre eles o coração, a lombar, aumen­ta o fôlego, e queima uns quilinhos.


   Pedalar também pode ser um an­tidepressivo da mais alta qualidade, visto que ao se exercitar liberam-se os hormônios do prazer, do qual tor­na o ciclista mais alegre e sociável, além de no passeio você se distrair, conhecer pessoas e lugares novos.


    Sem a bicicleta, nossa personagem principal, não conseguiríamos reunir todos esses benefícios em uma única atividade. Ela foi criada pelo francês J. H. de Civrac, em 1791, sem direção, an­dava em linha reta e era parada com os pés, que nem os Flinstones. Era apoiada sobre um corpo de madeira, em forma de cavalo, e com duas rodas, também de madeira. Chegou ao Brasil entre 1859 e 1870, no Rio de Janeiro, trazi­das por nobres que viajavam à Euro­pa. Sofreu muitas transformações com o tempo e é um dos principais meios de transporte de países como a China, que tem cerca de 540 milhões delas.


   Se você já está pensando em aderir ao esporte, saiba ainda que estará con­tribuindo para diminuir a poluição. E se for trabalhar de bike então, aí é que vai fazer um bem danado para o planeta, além de cumprir sua cota diária de exercícios, poderá até chegar mais cedo, pois com os engarrafamentos, principalmente nas grandes cidades, as bicicletas vão, enquanto os carros ficam parados. A Holanda é um exemplo de que isso dá certo, por ser um dos países mais populosos do mundo, com certeza teria muitos pro­blemas com a poluição, porém com a ciclocivilização a realidade é bem outra, com paisagens belíssimas, cha­mando muita atenção para o turismo.


    Com certeza andar sobre duas rodas pode ser esporte, qualidade de vida, transporte, alegria, diversão, momen­tos em família, e muito mais. Ah, e não tem idade para começar a praticar, basta consultar um médico e retomar o prazer da descoberta da infância.

Um comentário:

  1. compre desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 produtos
    ...
    bicicleta infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Bicicleta&IDCategoria=110

    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...