terça-feira, 24 de maio de 2011

A tecnologia democratiza a educação

Uma boa opção para quem não pode frequentar as aulas diariamente


O ensino à distância dá a muitas pessoas a oportunidade
 de concluir  o ensino superior
   A educação à distância e o sistema telepresencial, auxiliados pela tecnologia tem dado a oportunidade a muitas pessoas que não têm tempo ou dinheiro para estudar, e aquelas que possuem dificuldades para frequentar o ensino regular.
   No ensino à distância, mais conhecido como EAD, a internet é o instrumento fundamental. Os alunos têm acesso a materiais e vídeo-aulas, e podem estudar através de apostilas disponibilizadas para download. Todo o curso é feito através da internet, e o estudante só precisa ir ao pólo da instituição  no dia que forem aplicadas as provas presenciais. Cada disciplina é cursada individualmente, e fica disponível na plataforma do curso por um determinado tempo. Dentro desse período os alunos fazem as atividades propostas pelos professores, que estão disponíveis para tirar dúvidas através de mensagens eletrônicas.
    Andréia Esquivel da Silva está no último ano de administração à distância na Unigran. Ela conta que no começou tentou fazer a faculdade presencial, mas quando teve que conciliar trabalho e estudo, o ensino a distância foi a melhor alternativa. “Acho que foi a melhor coisa para mim, eu aprendo melhor, porque no a distância você tem que ler e prestar atenção, pois o professor não esta ali na sua frente para tirar dúvidas”, diz.
   Não são somente as pessoas que não tem a disponibilidade para estar presente numa sala de aula que optam por um curso à distância. Algumas acabam fazendo essa opção porque os cursos que elas desejam fazer só existem nos grandes centros. O sistema tele presencial também é uma alternativa, esse modelo de ensino à distancia deu a pessoas que queriam fazer cursos preparatórios para concursos ou pós-graduações, a oportunidade de estudar com a mesma qualidade ofertada a alunos de São Paulo, por exemplo.
   Rachel Dias é advogada e faz pós-graduação pelo sistema tele presencial, em processo civil através do sistema tele presencial e destaca alguns dos fatores que a influenciaram a fazer essa opção. “A vantagem é que além do preço reduzido, os professores são de altíssima qualidade, eu tenho aula com professores que são doutores em diversas faculdades jurídicas do Brasil. Se fosse para ter aula no nosso município esse número de doutores seria reduzido”, afirma Rachel.
    Joe Graeff Filho, coordenador da rede Luis Flavio Gomes (LFG) de Dourados, diz que esses recursos tecnológicos utilizados no ensino à distância são fontes de democratização do ensino. Segundo ele, havia uma seleção econômica de cargo público, no caso da preparação para concursos. “Só passava quem tinha condições de ir viver em São Paulo para se preparar para concursos, para se ter uma ideia um aluno gastaria por baixo uns três mil reais por mês, hoje se você gastar isso por ano é muito”, afirma.
    Tanto os cursos de educação à distância quanto os telespresenciais têm crescido não só em Dourados, como em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, somente a Unigran tem 40 pólos no Brasil, além de um em Portugal e outro no Japão. Já a rede LFG tem 320 pólos em todo o Brasil. 

Eduarda Rosa
* Jornal Laboratório "A Notícia"dos cursos de comunicação social da Unigran
Edição Abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...