quinta-feira, 9 de julho de 2015

UEMS apresenta projetos em visita de Presidente da República em exercício

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 09/07/2015
Nesta quinta-feira, 09, durante a visita do presidente da República em exercício, Michel Temer, à Brigada Guaicurus, em Dourados, representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) apresentaram propostas de pesquisas de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o projeto Sisfron - Sistema de Integração de Monitoramento de Fronteiras.
O grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GPCA) da UEMS promove a transferência de conhecimento acadêmico por meio de apoio à inovação, ao empreendedorismo, à implementação de práticas eficientes e às melhorias de processos e de recursos humanos objetivando fomentar a ciência e tecnologia na região da Grande Dourados.

"Os problemas que envolvem tecnologia são ‘reais’ e influenciam o sucesso ou não de um projeto. Assim, soluções práticas devem ser propostas para a superação dessas situações", explica o professor Osvaldo Vargas Jaques, esclarecendo ainda que a UEMS, por meio dos pesquisadores envolvidos, irá trabalhar apresentando projetos ou módulos de programas. “O desenvolvimento de nossas propostas serão avaliadas pelo exército e, se forem aceitas, prosseguirão para fabricação industrial", detalha.
As pesquisas que a UEMS pretende desenvolver junto ao programa federal são voltadas, principalmente, para a área de informática, como Arquitetura de Computadores, Biodiversidade e Biologia Computacional, Redes Complexas, Inteligência, Geoprocessamento, Computação Gráfica. 
Para o Coronel Fernando dos Anjos Souza, da Seção de Projetos da Brigada Guaicurus, a aproximação entre o Exército e a Universidade se deu por conta da convergência de interesses. “Os professores tem pesquisas que podem ser empregadas na área da defesa, além da parceria para que os acadêmicos da UEMS realizem estágio vinculado obrigatório nas unidades militares; os professores ministrarem treinamento para os militares na área de computação; o apoio na área da educação a distância e na plataforma Moodle”, explica.
De acordo com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, a visita do vice-presidente é importante para que ele conheça o projeto de perto “sabendo o que está sendo executado e as instituições que são parceiras o governo pode garantir o aporte financeiro e o apoio político necessário para que o projeto cresça ainda mais. Pois o Sisfron é um ganho não só para a segurança pública, mas para muitas outras áreas da sociedade”. 
O presidente da República em exercício, Michel Temer, afirmou que o Governo Federal é o maior interessado na implementação efetiva do Sisfron. "O projeto é estratégico para segurança do país por duas razões: promove o combate à criminalidade e o contrabando na região de fronteira e, também, incentiva setores e instituições ligadas à geração e desenvolvimento de tecnologia", explicou Temer.
Sisfron
O Sisfron entrou em funcionamento em novembro do ano passado em Dourados, cidade que recebe o piloto do projeto que visa monitorar toda a área de fronteira do país - 16 mil quilômetros - num investimento total previsto de R$ 12 bilhões, com previsão de implantação até 2017. No Mato Grosso do Sul, os recursos consumidos foram de aproximadamente R$ 900 milhões, operando em 600 quilômetros da fronteira do Estado.

http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/uems-apresenta-pesquisas-para-o-sisfron-durante-visita-de-vice-presidente-135347 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...