quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Programa Rio de Leite da UEMS completa 10 anos

Por: Eduarda Rosa


O Programa Rio de Leite da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul  (UEMS) da Unidade Universitária de Aquidauana, completa 10 anos de atuação no município e em Anastácio, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Sidrolândia e Nioaque.

O Rio de Leite é uma ação de Extensão Universitária da UEMS e promove cursos de capacitação, orientação técnica, treinamentos, orienta o produtor rural no planejamento de sua atividade, presta  consultoria na avaliação econômica, controle zootécnico e na elaboração de projetos, além de analisar a qualidade do leite e incentivar o consumo, com isso promove melhoramento genético do rebanho leiteiro de Mato Grosso do Sul.
É registrado pelo nome de  Programa de Capacitação Técnica Aplicada a Pecuária Leiteira (PCTA-PL) e seu funcionamento se dá pela execução de três projetos acessórios vinculados: Capacitação Técnica Aplicada a Pecuária Leiteira; Grupo de Estudo em Bovinocultura Leiteira - GEBOL; e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Aquidauana e Anastácio.
Em cada município em que atua foi alocado um técnico de nível superior para prestar assistência técnica a cerca de 30 propriedades, totalizando aproximadamente 150 propriedades leiteiras beneficiadas com inovações tecnológicas.
Por ser um Programa de capacitação, o Rio de Leite está sempre promovendo cursos para os produtores e acadêmicos. O aprendizado dos estagiários se dá cotidianamente com as visitas técnicas e as reuniões de orientação.
"Para os produtores assistidos, o trabalho desenvolvido é personalizado e está focado no desenvolvimento sustentável da propriedade de acordo com as possibilidades econômicas e financeiras de cada produtor. O objetivo é minimizar os problemas preventivamente e, principalmente, nortear as ações para alcançar resultados", destaca os coordenadores do programa Andre Rozemberg P. Simões, Marcus Vinicius Morais de Oliveira e Fabiana de Andrade Melo Sterza.
Diversos alunos passaram pelo estágio, uma delas é a zootecnista formada pela UEMS de Aquidauana, Rejane Nunes Figueiró, que participou da construção e implementação do projeto em 2004. "Participei do programa de 2004 a 2005 como estagiária e, de 2006 a 2007, como técnica, pois já tinha terminado a graduação. O Rio de Leite foi tão importante na minha vida que hoje trabalho como responsável pela originação do leite na empresa BRF (Brasil Foods), no laticínio de Terenos e atendo a região do Pantanal", ressaltou.
O Rio de Leite também recebeu o troféu de terceiro lugar no IX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública 2013 pela atuação no assentamento rural Rio Feio, no município de Guia Lopes da Laguna. É um programa com vários projetos financiados pela UEMS, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Ministério da Educação e FINEP (Agência Brasileira da Inovação).







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...