sexta-feira, 18 de julho de 2014

“Princesinha dos Ervais” comemora 102 anos hoje


Ponta Porã tornou-se município autônomo em 18 de julho de 1912 - Foto: Ademir AlmeidaPonta Porã tornou-se município autônomo em 18 de julho de 1912 - Foto: Ademir Almeida
Eduarda Rosa
Conhecida carinhosamente como “Princesinha dos Ervais”, por causa das grandes plantações de erva mate na região, Ponta Porã comemora 102 anos nesta sexta-feira (18).
O município está localizado no Sudoeste do Estado, sobre a Serra de Maracaju, fazendo fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e tem 77.872 habitantes, segundo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Região de fronteira seca, hoje, conhecida em todo o Brasil pela questão geográfica e por receber turistas de várias partes do país que buscam o Paraguai para suas compras.
Ponta Porã era originalmente habitada por tribos Guaranis e antes da guerra com o país vizinho, o imperador Dom Pedro II, temendo possível invasão do território nacional, estabeleceu uma colônia militar, para garantir a fronteira e ter contato com a capital do império, sob o comando do tenente Antônio João Ribeiro.
A cidade faz fronteira seca com o Paraguai - Foto: Ademir AlmeidaA cidade faz fronteira seca com o Paraguai - Foto: Ademir Almeida
O completo desbravamento da região aconteceu em 1883, depois da guerra, quando Tomaz Laranjeira explorava a erva-mate na região e exportava para a Argentina. Em 1900 Ponta Porã tornou-se distrito de Bela Vista. Em 18 de julho de 1912 foi criado o Município de Ponta Porã, deixando de ser distrito de Bela Vista.
Assim, o local teve vários nomes, a princípio, o nome de "Nhu-verá", que foi substituído posteriormente por "Antônio João" e, finalmente, por "Ponta Porã".
Com tantas culturas, também há influências na língua criando-se o “portunhol", (português e espanhol) e até o "guaraportunhol", (Guarany, Português e Espanhol).
As atividades econômicas da cidade são, principalmente, a pecuária, agricultura e a extração de madeiras, contudo o trabalho é mais relacionado ao comércio, a indústria, a prestação de serviços e os serviços públicos.
Parque da cidade - Foto: Ademir AlmeidaParque da cidade - Foto: Ademir Almeida
Programação de aniversário
Para comemorar o aniversário da cidade, a cidade promove o 1º Festival de Inverno, aberto ontem e segue até sábado (19), no Parque dos Ervais.
Hoje, dia 18, o evento terá apresentação teatral com o Imaginário Maracangalha e muita musica com a Banda Trajeto 2; Harmonia Jazz; Banda de Ontem, Collision; Jerry Espindola e as Pétalas de Piche, e a atração principal Almir Sater, encerra a noite.
O último dia do evento, sábado, dia 19, começa agitado com o Grupo de Street Dance Funk-se, Mari Depieri, Orlando e Banda, Toko Madera, Jazz Monde, Surfistas de Trem e o samba de Gideão Dias. A Atração principal fica por conta da Orquestra de Reciclados de Cateura, de Asunción – Paraguai.
Almir Sater é atração do 1º Festival de Inverno - Foto: DivulgaçãoAlmir Sater é atração do 1º Festival de Inverno - Foto: Divulgação
Publicado em: http://www.douradosnews.com.br/noticias/cidades/princesinha-dos-ervais-comemora-102-anos-hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...