quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Violência nas escolas diminui 30% em Dourados

.

Violência diminuiu 30% nas escolas de Dourados neste ano - Crédito: A. Frota
Eduarda Rosa
Na semana passada uma adolescente, de 15 anos, foi morta na saída de uma escola em Campo Grande, após brigar com uma colega por conta de um perfume. Em decorrência deste fato o Dourados News procurou a GMD (Guarda Municipal de Dourados), e foi informado que no município as fiscalizações são constantes e a violência diminuiu cerca de 30% neste ano em relação ao ano passado.

De acordo com o comandante da Guarda, João Vicente Chencarek, 55 escolas da cidade recebem apoio do órgão e isto ajudou para a queda da violência. No primeiro semestre deste ano foram 3.768 visitas às unidades escolares, com o registro de 222 boletins de atendimento.
“As rondas acontecem, principalmente, nas escolas municipais, mas também estaduais e particulares recebem não só rondas, mas visitas e palestras”.
São realizadas cera de 60 palestras mensais sobre trânsito, violência, bullying, uso de drogas, prevenção de drogas lícitas e ilícitas. As rondas são realizadas em todos os períodos e 26 guardas são responsáveis pelo trabalho.
Segundo o comandante não há casos de apreensão de objetos proibidos dentro das escolas, mas nos arredores. “Dentro das escolas praticamente não apreendemos, pois os alunos são cientes que não podem ter facas, canivetes e outras armas, mas nas proximidades são feitas apreensões e prisões. Normalmente contamos com apoio de diretores que informam quando vai acontecer uma briga, então nós vamos para lá para evitar a violência”.
Exemplo disso aconteceu nesta segunda-feira (16), quando a Guarda Municipal prendeu no Jardim Ouro Verde, Helio Almeida Cardoso, 30. Ele portava uma pistola argentina calibre 22 e foi preso durante rondas na região da Escola Estadual Floriano Viegas Machado.
Nas redondezas da escola estavam acontecendo assaltos e quando o suspeito avistou os guardas tentou fugir.
No dia 14 de agosto uma adolescente de 13 anos foi ferida com três golpes de faca nas costas. O fato aconteceu na rua Eulália Pires, próximo a escola Elza Farias, na Vila Almeida.
Segundo o registro policial, ao final da aula, a vítima foi tomar satisfação com outra menina da mesma idade. O motivo seria o fato do namorado da jovem ter atirado uma pedra contra a sua bicicleta. Após discussão, a acusada correu para perto de duas irmãs, uma de 14 e outra de 18. Na companhia da maior de idade, a adolescente segurou a vítima, enquanto a outra desferia os golpes.
O comandante da GM ainda afirmou que em outubro receberão mais viaturas e equipamentos, então intensificaram ainda mais as rodas nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...